Começa neste domingo (13), a primeira etapa do segundo Exame de Ordem de 2009, com aplicação da prova em oito cidades do Paraná e aproximadamente cinco mil candidatos inscritos. Grande parte dos candidatos vão prestar o Exame em Curitiba. Pela primeira vez, haverá Exame de Ordem em Foz do Iguaçu, onde participam mais de 250 bacharéis de Direito. O Exame de Ordem é promovido pela Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB Paraná e a prova unificada para todo país é elaborada e aplicada pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE). A prova objetiva terá a duração de cinco horas, com início previsto para às 14 horas e permanência obrigatória do candidato no local de realização do Exame por no mínimo duas horas e trinta minutos. Os locais de prova em algumas cidades foram alterados, em comparação com o primeiro Exame de Ordem deste ano. A prova em Curitiba será aplicada no Centro Universitário Curitiba, na sede da Faculdade de Direito de Curitiba, na rua Chile. Em Cascavel, a prova será na sede da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (Univel). Em Londrina será no campus da Unopar. Em Maringá permanece no colégio Regina Mundi assim como em Pato Branco no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Ponta Grossa na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em Umuarama no campus regional da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em Foz do Iguaçu o Exame de Ordem acontece nas instalações da Faculdade Dinâmica das Cataratas.
Os candidatos deverão comparecer ao seu local de prova munidos do comprovante de inscrição no Exame, que é o boleto bancário autenticado, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, e o documento de identidade original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie durante a realização das provas. Será eliminado do Exame o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro e ainda, lápis, lapiseira e/ou borracha.
Os bacharéis aprovados na primeira fase do Exame estarão habilitados para a segunda fase, de caráter discursivo, que inclui redação de peça jurídica e questões práticas. Para saber mais clique aqui

