A saúde de menores infratores vai ser debatida na sexta-feira
O atendimento médico e psicológico aos adolescentes em conflito com a lei vai ser discutido nesta sexta-feira, dia 25, no Seminário de Implantação da Portaria da Atenção à Saúde dos Adolescentes em Conflito com a Lei. Autoridades federais e estaduais irão se reunir no Senac durante todo o dia para assinar e debater a portaria que obriga os governos a prestar assistência aos adolescentes detidos em educandários. A reunião começa às 9h e deve contar com a presença da coordenadora da Saúde do Adolescente e do Jovem do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, e dos secretários estaduais da Saúde, Cláudio Murilo Xavier, e do Trabalho e Promoção Social, Padre Roque Zimermann.
A conselheira da OAB Paraná Marta Marília Tonin conta que a implantação dessa portaria se deve ao fato de 90% dos menores de 18 anos detidos terem problemas com o uso de drogas e não receberem nenhum acompanhamento médico e psicológico nos educandários. Ela cita que a exigência foi uma designação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, no qual ela representa o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
O convite foi encaminhado para a diretoria da OAB Paraná e as comissões de Criança e do Adolescente, Mulher Advogada, Direitos Humanos, Estabelecimentos Prisionais e Vítimas de Crime. Marta Tonin diz que é importante a participação dessas comissões no seminário, pois uma das bandeiras da Seccional é a defesa dos Direitos Humanos.
O endereço do Senac é a rua André de Barros, 750, no centro de Curitiba.
