A OAB Paraná sediou nesta quinta-feira (11) o IV Seminário de Advocacia Corporativa, organizado pela Comissão de Advocacia Corporativa da Seccional. O presidente da comissão, Maick Felisberto Dias, abriu os trabalhos com palestra sobre o tema “Gestão estratégica do contencioso judicial”. Ao longo do dia foram discutidos outros temas, como a questão da mediação e arbitragem nas atividades empresariais, a lei dos crimes informáticos, mudanças no Código de Defesa do Consumidor e o mercado de trabalho para os advogados corporativos.
Maick Felisberto Dias destacou a contribuição da OAB Paraná para os advogados que atuam nesse segmento, trazendo temas atuais que fazem parte do cotidiano dos departamentos jurídicos das empresas. “Esse tipo de evento, voltado para a área corporativa, em Curitiba e no Paraná, acontece com menos frequência que em outros estados. Em São Paulo, por exemplo, eventos como esse acontecem toda semana”, disse.
O seminário contou com a participação de Patrícia Tourinho, head hunter responsável pela divisão de recrutamento legal da Michael Page, no Paraná, que falou sobre o mercado da advocacia corporativa no estado. Segundo o presidente da comissão, foram interessantes as novidades trazidas pelos palestrantes, como as mudanças que estão acontecendo relativamente a super endividamento e tendências legislativas que afetam as empresas.
O advogado Felipe Hasson apresentou iniciativas e formas alternativas de resolução de conflitos. “Os advogados são muito voltados para ações judiciais, litígios, etc, quando na verdade a regra para se resolver conflitos é pela autocomposição”, afirmou Maick Dias, que preside a Comissão de Advogados Corporativos da OAB Paraná desde que ela foi criada, em 2010. Em quatro anos foram realizados quatros seminários, colocando a comissão paranaense entre uma das mais atuantes do país.

