Na manhã desta segunda-feira (05/12) foi aberto na sede da OAB Paraná o Seminário de Educação e Trabalho com o tema “Reflexos da Desigualdade Racial”. O evento é promovido pela Comissão de Igualdade Racial da seccional com o intuito de discutir os impactos da desigualdade racial na educação e no ambiente de trabalho. Os temas debatidos durante o seminário constarão em documento a ser entregue ao poder público, a instituições de ensino e a setores de recursos humanos de empresas do Paraná.
Na saudação aos presentes, a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Paraná, Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski, falou sobre a relevância do tema. “Sabemos que ainda somos invisíveis pela sociedade, mas a OAB Paraná vem nos colocando em posição de destaque para discutir nossas mazelas. Não estamos aqui para chorar, mas para contribuir para a melhora, a cada dia, da condição dos vulneráveis, na educação e no trabalho dos que realmente precisam, que somos todos nós”, afirmou.
Também estiveram presentes à abertura o procurador de fiscalização do exercício profissional da OAB Paraná Giovani Cássio Piovezan; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná Aramis de Souza Silveira; a vice-presidente da Comissão de Assuntos Culturais da seccional, Carmem Iris Parellada Nicolodi; Saul Dorval da Silva, representando o presidente do Instituto Afro-Brasileiro; a jornalista Dulcinéia Novaes; o presidente do Conselho Municipal de Políticas Étnico Racial de Curitiba, Denis Denilto; o superintendente da Regional do Trabalho e Emprego do Paraná, Paulo Roberto Kroneis; a mestre em sociologia Neli Gomes da Rocha; e a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Berenice Reis Lessa.
Tarde – No período da tarde, houve palestras de Denis Denilto, presidente do Conselho Municipal de Política Étnico Racial de Curitiba; do jornalista Herivelton Oliveira; de José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares; e da desembargadora Luislinda Valois, secretária nacional de Política de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça.
O jornalista Herivelto Oliveira relatou a sua experiência como filho de uma numerosa família de negros, inclusive destacando que pessoalmente nunca sofreu alguma forma de preconceito ou racismo. “A vida do negro não precisa necessariamente estar ligada à pobreza ou indigência. Temos hoje negros em várias profissões. O importante agora é dar visibilidade a essas pessoas e mostrar às crianças negras que elas também podem chegar lá”, disse Herivelto.
O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares abordou as dificuldades ainda mais acentuada dos jovens negros de ingressar no mercado de trabalho, mesmo tendo formação especializada. Ele explicou que o trabalho da instituição esteve voltado a sensibilizar o ambiente corporativo contra a exclusão deliberada. Em São Paulo, com o apoio do Tribunal regional do Trabalho e do Ministério Público do trabalho, os resultados foram positivos. Atendendo a uma demanda das empresas que estiveram envolvidas no projeto, foi criado um Banco de Talentos Afro-Brasileiros, com jovens negros, muitos deles egressos das universidades onde estudaram por meio dos programas inclusivos de cotas raciais, Prouni e Fies.
O ciclo de palestras encerrou com a secretária nacional Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a desembargadora Luislinda Valois, da Bahia. A secretária listou uma série de projetos e programas que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria para atender a população negra e reduzir as desigualdades. A secretária destacou os mutirões para dar andamento a processos relativos a mulheres negras encarceradas, as fraudes em concursos públicos com a utilização das cotas raciais por brancos, o incentivo para o ingresso de negros no campo da diplomacia brasileira, a rejeição das crianças negras nos processos de adoção, além de temas como o sacrifício de animais em religiões de matrizes africanas, o mapeamento de terreiros em todo o país e a regulação de terras quilombolas. “Quero o meu povo negro com a caneta na mão decidindo os destinos deste país, até porque temos muita gente competente”, afirmou, sendo muito aplaudida.

