O senador Flávio Arns escreveu um artigo onde defende uma mudança no modelo da política brasileira e manifesta seu apoio à campanha “O Paraná que Queremos”, iniciada pela OAB Paraná. A campanha é uma reação às denúncias de corrupção na Assembléia Legislativa do Paraná e pede moralidade e transparência nos atos públicos. Na última segunda-feira (31), o deputado federal Gustavo Fruet, esteve na sede da Seccional oficializando seu apoio à campanha da Seccional. (clique aqui). Confira abaixo o texto do senador Flávio Arns:
Quando a voz do povo não se cala
Ao contrário do que se observa no setor econômico, cujo sucesso está atrelado a uma conjuntura internacional favorável, necessitando, contudo, também de mudanças estruturais internas, o setor político caminha em sentido oposto, tornando-se referencial cada vez mais negativo para a sociedade. Isto se dá no âmbito federal, onde as crises institucionais se repetem, e também nas representações locais, conforme ilustram os recentes episódios ocorridos no Estado do Paraná.
Tal como as reformas para a transformação da economia, precisamos encarar o desafio de criar um novo modelo também para a política. No meu ponto de vista, essa transformação passa necessariamente pelo envolvimento do cidadão nesse processo. Sem a mobilização social, fatalmente a política se torna refém de escândalos abafados por novos escândalos.
Ao observarmos eventos em que o cidadão se envolveu e ultrapassou os limites do pensamento individual, constatamos que as mudanças se tornaram concretas. Na busca por essa evolução política, acredito que a prioridade neste momento seja garantirmos que a sociedade participe deste processo. Precisamos avançar onde ainda estamos estagnados.
Essa é uma causa de todos nós. Por isso, apóio e valorizo a iniciativa de mobilização social promovida por entidades sérias e que estão se empenhando em garantir que o final deste ciclo não seja a impunidade. Somente ao alcançarmos novos parâmetros de desenvolvimento também no campo político, conseguiremos ver as mudanças que tanto desejamos para o Paraná e para o Brasil.
Um novo modelo político, contrapondo-se à realidade que enfrentamos hoje tanto na esfera federal quanto na estadual, é fundamental para que avancemos na direção certa.
Senador Flávio Arns (PSDB/PR)

