Edição do jornal “A Tribuna Regional”, que circula na região da Lapa, traz notícia sobre a articulação na cidade do Movimento Paraná Sem Corrupção e a participação da OAB Lapa, por meio do presidente da subseção, advogado Kival Della Bianca Paquete Junior. Confira o texto na íntegra.
LAPA PARTICIPA DO MOVIMENTO PARANÁ SEM CORRUPÇÃO
No dia 29 de agosto, quarta-feira, aconteceu reunião nas dependências do Ministério Público da Comarca da Lapa para articular ações a serem realizadas em Lapa e em Contenda a respeito do Movimento Paraná Sem Corrupção. No encontro estavam presentes os Promotores de Justiça (Antonio Juliano Souza Albanez, Diogo Cesar Porto Silva e Maristela Schneider); o Presidente da OAB-subseção Lapa, Kival Dela Bianca Paquete Junior; o vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da Lapa (ACIAL), Claudio Roberto Pinto; a representante da Rádio Legendária, Diair Portes; a representante da Tribuna Regional, Emanuelle Gorniski; as representantes do Núcleo de Educação, Márcia Regina Viero e Elza Camargo Rocha; Neusa Mara Wanderlinde Lieneker Pasdiora, do Colégio São José; Luciana Gabrieli Prestes, do Colégio CAIC; Benedito Beraldo Martins, do Colégio General Carneiro; Edna Lúcia Rudek, do Colégio Miguel Franco Filho; e Jerry Mayer, da Escola Manuel Antonio da Cunha (Polivalente).
O Movimento Paraná Sem Corrupção tem o propósito de promover o combate à corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em princípios éticos, na participação social e no exercício pleno da cidadania. Esse Movimento para a cidadania inicia pela Educação. Em 2012, ano eleitoral, o foco das ações estará voltado à comunidade escolar. Professores e promotores de Justiça estão sendo mobilizados, nos municípios pertencentes aos 32 Núcleos Regionais de Educação, para definirem, em conjunto, atividades que serão desenvolvidas com os estudantes.
As ações desenvolvidas também possibilitam que a escola possa se constituir como um espaço democrático de desenvolvimento, estimulando a participação social e política dos jovens no enfrentamento e combate à corrupção. O Movimento Paraná Sem Corrupção é apartidário e não serve a interesses de grupos políticos. Ele tem cunho popular e democrático, buscando incentivar o debate público para o enfrentamento à corrupção.
NA COMARCA
A intenção é envolver na ação os estudantes do ensino fundamental e médio dos Colégios São José, CAIC, General Carneiro e Escola Manuel Antonio da Cunha (Polivalente), na Lapa, e Colégio Miguel Franco Filho, de Contenda. Nestas escolas os professores e funcionários irão trabalhar o tema corrupção junto aos alunos e, posteriormente, na semana de 17 a 21 de setembro, os Promotores de Justiça da Comarca, juntamente à OAB, irão promover palestras aos estudantes para reforçar o assunto.
A partir destas ações, será promovido um concurso, para o qual os estudantes do ensino fundamental serão estimulados a produzir charges sobre o tema. Já os alunos do ensino médio poderão participar escrevendo redações sobre o assunto. A partir disso cada escola selecionará os três melhores trabalhos por categoria, que serão encaminhados para uma comissão avaliadora que irá selecionar as três melhores redações e as três melhores charges entre todas as escolas participantes. Os ganhadores receberão prêmios oferecidos por empresas associadas à ACIAL (em breve a Associação divulgará o que será oferecido). Além da premiação, a ACIAL, através da empresa Comunicarte, fornecerá cinco mil folders explicando a campanha e divulgando as empresas que fornecerão os prêmios.
A opção de abordar o tema corrupção somente em cinco escolas da Lapa e Contenda se deu por conta da limitação de horários dos Promotores de Justiça, que são responsáveis pelas palestras que serão proferidas aos alunos. No entanto, o trabalho realizado somente nestas cinco escolas irá atingir aproximadamente cinco mil alunos. Sem contar a divulgação que será feita através da Rádio Legendária e da Tribuna Regional, atingindo ainda mais cidadãos da Comarca.
Fonte: A Tribuna Regional – OAB Lapa

