Os 47 presidentes de subseções da OAB Paraná, reunidos nesta sexta-feira (17), no novo Edifício Maringá, em Curitiba, defenderam eleições diretas para a presidência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A bandeira foi levantada pela presidente da OAB Paranaguá, Dora Schüller, e aplaudida por todos os presentes.
“A Ordem é a instituição mais democrática e a que mais reclama pela democracia. A reflexão que eu peço é para que se inicie uma campanha muito séria para termos o direito de votar no nosso presidente”, disse Dora Schüller.
O vice-presidente Cássio Telles lembrou que o tema foi levado diversas vezes ao Conselho Federal pelo ex-presidente da Seccional e ex-vice-presidente nacional da OAB, Alberto de Paula Machado. Segundo Telles, a questão também foi debatida no primeiro Colégio de Presidentes de Seccionais da atual gestão do Conselho Federal, realizado no primeiro semestre de 2013, com a promessa de que no final daquele ano a OAB faria um plebiscito e todos os advogados brasileiros seriam ouvidos sobre a eleição direta. “Nós que defendemos tanto a democracia, ainda não temos em nossa casa a eleição direta para presidente”, reforçou Telles.
O ex-presidente Alberto de Paula Machado, presente à reunião, defendeu que o assunto volte a ser suscitado pela Ordem, assim como a afirmação da postura crítica da OAB em relação ao governo, independentemente do partido que esteja conduzindo os rumos da nação. “Essa é a característica da Ordem dos Advogados do Brasil: ser a voz crítica da sociedade”, enfatizou. O evento foi patrocinado pela Caixa Econômica Federal.

