O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) emitiu um alerta à sociedade e à comunidade jurídica a respeito de tentativas de golpe envolvendo o nome do Fórum Descentralizado do Pinheirinho, em Curitiba. De acordo com comunicação protocolada pela Diretoria do referido Fórum, pessoas não identificadas estariam se passando por servidora pública da unidade judiciária, utilizando o aplicativo WhatsApp para entrar em contato com partes e advogados com o objetivo de aplicar fraudes.
Segundo o ofício, os golpistas estariam se valendo de manobras fraudulentas e desonestas para obter informações sensíveis de processos em trâmite na 1ª Vara do Fórum, como, por exemplo, dados bancários de partes interessadas. As mensagens falsas são redigidas como se tivessem sido emitidas oficialmente pelo Tribunal de Justiça, em uma tentativa de conferir credibilidade à ação criminosa.
Diante da gravidade da situação, a administração do Tribunal foi acionada para colaborar na identificação dos remetentes e adotar medidas que possam mitigar a fraude. O alerta também será amplamente divulgado no sistema PROJUDI, como forma de prevenir novas tentativas de golpe e alertar partes e advogados.
Além das medidas internas, os fatos também foram comunicados ao Ministério Público e à Polícia Civil, por meio de ofícios autônomos, para que sejam tomadas as providências legais cabíveis e iniciadas as devidas investigações criminais.
O Tribunal de Justiça não solicita informações bancárias por meio de aplicativos de mensagens e orienta a população e os profissionais do Direito a redobrarem a atenção quanto à veracidade das comunicações recebidas.
