TJ institui comissão para avaliar serviços prestados pelos fóruns
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Tadeu Marino Loyola Costa, deu posse nesta quarta-feira (5 de outubro) à comissão que vai avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos fóruns da Comarca de Curitiba. Integram a comissão os advogados indicados pela OAB-PR Marlus Arns de Oliveira e Maria Helena Kuss, os juízes Benjamin Acácio de Moura e Costa e Osvado Nallin Duarte, da 14.ª e 15.ª Vara Cível e os serventuários Carlos Dirceu de Massolin Pacheco e Liliana Bittencourt.
A proposta de criação da comissão partiu da Seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil e foi acolhida pela presidência do TJ. Aprovei imediatamente a idéia porque considero muito importante a iniciativa de estreitar o relacionamento do Poder Judiciário com os advogados, que juntos podem encontrar soluções para melhorar e agilizar os serviços judiciais, disse o desembargador Tadeu Marino Loyola Costa.
O presidente da OAB-PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, afirmou que a proposta é simples, porém poderá resultar em importantes avanços no funcionamento das serventias forenses. Os problemas não são insolúveis. Muitas vezes, bastam pequenas soluções para acabar com grandes problemas que hoje ainda dificultam o exercício da advocacia, afirmou Oliveira Franco.
Para o juiz Benjamin Acácio de Moura e Costa, a comissão poderá desenvolver uma gama de atividades que facilitarão o trâmite dos processos e diminuirão a acidez das relações entre os advogados e os balcões das serventias. A comissão é de caráter permanente. É consenso entre os seus integrantes que uma das prioridades será a plena informatização dos fóruns, disponibilizando aos advogados, em tempo real, por meio da internet, os despachos dos juízes sobre os processos. A medida reduziria filas e o congestionamento dos serviços nos fóruns, que atualmente recebem um fluxo diário de oito mil pessoas.