TJ-PR amplia atuação do Projudi para Vara de Família

Os advogados que atuam na Vara de Família do Foro Regional de Rio Branco do Sul da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, passam a trabalhar com o Projudi (Processo Judicial Eletrônico) a partir dessa quinta-feira (10). Técnicos do Departamento de Informática do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) iniciaram, nesta quarta-feira (9), o treinamento com os servidores do local para trabalhar com o sistema eletrônico na Vara de Família. 

Este é o projeto piloto do TJ-PR para implantação do Projudi em outras Varas, uma vez que até então, o Projudi só estava em funcionamento nos Juizados Especiais, em 44 comarcas. “Finalmente foi dado o primeiro passo para ampliação do Projudi. Já esperávamos por esta implantação, a primeira em uma Vara de Família, e daqui pra frente a tendência é o Projudi passar a entrar em funcionamento em maior número de Varas”, comentou José Ricardo Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Informatização do Poder Judiciário da OAB Paraná.

A partir desta quinta-feira (10), os advogados que forem dar início a novos processos na Vara de Família de Rio Branco do Sul, deverão fazer as petições no sistema Projudi. Conforme o técnico do TJ-PR, Gustavo Malaquias de Paula, o Projudi na Vara de Família é diferente do sistema adotado nos Juizados Especiais, e é necessária a certificação digital para operar o sistema. Os técnicos do TJ-PR que estão no Fórum de Rio Branco do Sul, vão orientar servidores e os advogados interessados, sobre o novo sistema, até o próximo dia 18 de dezembro, na própria Vara de Família. Para o início de 2010, o TJ-PR prevê a implantação de duas novas Varas de Execuções Fiscais em Curitiba, que entrarão em funcionamento dentro do sistema Projudi.

O Projudi funciona via internet e permite a tramitação totalmente eletrônica dos processos. O sistema agiliza o andamento da causa, confere-lhe mais transparência e reduz custos para o Judiciário, para os advogados e para as partes envolvidas no processo. Também proporciona uma grande economia de papel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *