Os advogados que atuam na Vara de Família do Foro Regional de Rio Branco do Sul da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, passam a trabalhar com o Projudi (Processo Judicial Eletrônico) a partir dessa quinta-feira (10). Técnicos do Departamento de Informática do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) iniciaram, nesta quarta-feira (9), o treinamento com os servidores do local para trabalhar com o sistema eletrônico na Vara de Família.
Este é o projeto piloto do TJ-PR para implantação do Projudi em outras Varas, uma vez que até então, o Projudi só estava em funcionamento nos Juizados Especiais, em 44 comarcas. “Finalmente foi dado o primeiro passo para ampliação do Projudi. Já esperávamos por esta implantação, a primeira em uma Vara de Família, e daqui pra frente a tendência é o Projudi passar a entrar em funcionamento em maior número de Varas”, comentou José Ricardo Cavalcanti de Albuquerque, presidente da Comissão de Informatização do Poder Judiciário da OAB Paraná.
A partir desta quinta-feira (10), os advogados que forem dar início a novos processos na Vara de Família de Rio Branco do Sul, deverão fazer as petições no sistema Projudi. Conforme o técnico do TJ-PR, Gustavo Malaquias de Paula, o Projudi na Vara de Família é diferente do sistema adotado nos Juizados Especiais, e é necessária a certificação digital para operar o sistema. Os técnicos do TJ-PR que estão no Fórum de Rio Branco do Sul, vão orientar servidores e os advogados interessados, sobre o novo sistema, até o próximo dia 18 de dezembro, na própria Vara de Família. Para o início de 2010, o TJ-PR prevê a implantação de duas novas Varas de Execuções Fiscais em Curitiba, que entrarão em funcionamento dentro do sistema Projudi.
O Projudi funciona via internet e permite a tramitação totalmente eletrônica dos processos. O sistema agiliza o andamento da causa, confere-lhe mais transparência e reduz custos para o Judiciário, para os advogados e para as partes envolvidas no processo. Também proporciona uma grande economia de papel.

