O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) oficializou na quinta-feira (21), o funcionamento da 3ª Vara Cível no Fórum de São José dos Pinhais, que começa a trabalhar com processos totalmente digitalizados (sem uso do papel), da mesma forma as duas varas anteriormente existentes, sendo a 1ª e a 2ª Vara Cível. Também foram instaladas a Vara de Família, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria de São José dos Pinhais. O desembargador Miguel Kfouri Neto, presidente do TJ, anunciou a futura instalação da Vara da Fazenda Pública, para julgar competências contra o Estado, municípios e suas autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista e o início da elaboração do projeto para ampliação do Fórum da cidade.
A criação da 3ª Vara Cível vai amenizar o acúmulo de processos na 1ª e 2ª Vara Cível. Segundo o juiz diretor do Fórum, Ivo Faccenda, os trabalhos estavam no limite. “São José dos Pinhais cresceu e a estrutura do Judiciário deve atender a esta demanda”, comentou Ivo Faccenda, que agradeceu ao prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, a doação de um terreno ao lado, onde funciona o ginásio de esportes, para a construção de um prédio para o Juizado Especial e para a Vara de Fazenda Pública. Ivan Rodrigues lembrou que a opção de doação ocorreu em tempo recorde. “Após pedido da administração do Fórum encaminhamos projeto para a Câmara. Em poucas semanas saiu a aprovação de ampliação do Fórum para dar mais comodidade à população”, disse o prefeito, sobre a área de 1.692 metros quadrados, a receber duas torres, bancadas com recursos do Funjus (Fundo de Aperfeiçoamento dos Serviços Jurídicos), de acordo com o presidente do TJ-PR.
O presidente da subseção da OAB em São José dos Pinhais, Dirceu Précoma, lembrou da recente inauguração da nova sala dos advogados no Fórum de Fazenda Rio Grande, cidade com representação da subseção SJP. “Além de São José dos Pinhais, os advogados de Fazenda Rio Grande também necessitam que a infraestrutura do Judiciário seja super utilizada”, falou Dirceu Précoma. Ainda participaram do evento o corregedor de Justiça, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo, o vereador Walber Mulbak (representante do vereador Assis Pereira e presidente da Casa), entre outras autoridades.
Fontes: Site PautaSJP e Assessoria de Imprensa do TJ-PR
