Três governadores já declararam apoio à criação dos novos TRFs

O governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, encaminhou na última semana, um ofício à presidência da Câmara dos Deputados, onde formaliza o apoio para aprovação da PEC 544, que cria quatro Tribunais Regionais Federais, com sedes em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Manaus (AM). Em seu despacho, o ofício do gabinete do governador nº55/10, Anastásia destaca a importância da criação do tribunal com sede em Minas. “É medida que aproximará os cidadãos, as entidades empresariais e os advogados do local da prestação da jurisdição, inserirá os Magistrados no contexto das questões sob seu julgamento e, com certeza, reduzirá o tempo de tramitação dos processos em andamento”. O governador também se comprometeu a emprestar, em regime de cessão, um prédio público localizado na avenida Francisco Sales, em Belo Horizonte, onde já funcionou o extinto TAMG, para instalação do TRF mineiro.

O governador Antonio Anastásia foi o último dos três governadores que já manifestaram apoio à criação dos TRFs em seus estados. O primeiro apoio partiu do governador da Bahia, Jacques Wagner, que em março encaminhou ofício de n 11/2010 ao deputado Michel Temer, presidente da Câmara dos Deputados, pedindo a aprovação da PEC 544/02. Na início de abril, o recém-empossado governador do Paraná, Orlando Pessuti, também manifestou apoio à campanha defendida pela OAB Paraná, e  se comprometeu em ceder um prédio público para instalação do TRF paranaense. Dos quatro estados que, conforme o projeto, vão ganhar um tribunal regional federal, apenas o estado do Amazonas ainda não formalizou apoio à campanha. Na última semana o vice-presidente da República ,José Alencar também manifestou apoio à aprovação da PEC 544/02.

Um ato público realizado na sede da Seccional na última segunda-feira (12), reuniu vários representantes de entidades de classe que apoiam a criação do tribunal paranaense, e grande parte da bancada paranaense na Câmara dos Deputados. Participaram do ato público os deputados Abelardo Lupion, Alex Canziani, César Silvestre, Dilceu Sperafico, Eduardo Sciarra, Gustavo Fruet, Luiz Carlos Hauly, Luiz Carlos Setim, Marcelo Almeida, Osmar Serraglio, Rodrigo Rocha Loures e Wilson Picler. Os senadores Flávio Arns e Osmar Dias, além do ex-prefeito de Curitiba Beto Richa e da ex-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann.

Histórico   
A PEC que cria os TRFs foi aprovada pelo Senado em 2002, pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados em 2003 e aguarda inclusão na pauta de votação do plenário. A proposta prevê que o tribunal do Paraná atenda também os estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Confira imagens do ato publico na galeria de imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *