O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) vai adotar o sistema de cálculos judiciais Juriscalc, desenvolvido e testado há sete anos pelo Tribunal Regional do Pará (TRT8). A intenção é oferecer um modelo e facilitar os cálculos de ações trabalhistas, o que atualmente é feito por peritos ou conforme modelos adotados pelos próprios advogados. O novo sistema foi apresentado para juízes, desembargadores, funcionários do TRT9 e advogados, e está passando por ajustes. A intenção é que seja implantado no segundo semestre deste ano, após treinamento com público interno e externo.
Conforme notícia publicada no site do TRT9, o Juriscalc é uma ferramenta com capacidade para solucionar cálculos referentes a diversas parcelas trabalhistas, que serve de subsídio para a conciliação e possibilita a liquidação ágil das sentenças. A escolha do modelo se deu em função de melhor adaptação ao trabalho do TRT9 após pesquisa de vários sistemas.
Antes da disponibilização do sistema às Varas do Trabalho, serão efetuados ajustes técnicos e operacionais. A expectativa é de que no início do segundo semestre equipes possam receber treinamento para sua utilização. Da mesma forma, estima-se que na metade do segundo semestre possa haver interlocução com os advogados, para que aproveitem a ferramenta de cálculo.
Fonte: Agência TRT-PR de Notícias
