Uma solenidade histórica realizada na última sexta-feira (11/6), marcada pela emoção e pelo resgate de histórias dos pioneiros remanescentes que desbravaram a advocacia de Cascavel, fez parte das comemorações do aniversário de 47 anos da OAB Cascavel. Por conta dos protocolos de segurança sanitária, somente sete profissionais foram homenageados nesta ocasião: os advogados Milton Konik, Antonio Ashakura, Angelo Denardin, Nilda Melito, Carlos Alberto Tanuri, Sueli Oltramari, Armando Marcon e Leoni Prestes. Os demais receberão comendas ao longo do mês.
A solenidade, realizada de forma híbrida, foi comandada pelo presidente da subseção, Jurandir Parzianello, e contou com a participação virtual do presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, entre outras autoridades que encaminharam os parabéns de forma virtual: José Augusto Araújo de Noronha, diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB; Henrique Gaede, diretor tesoureiro da OAB Paraná; Adriana D’Avila Oliveira, coordenadora-geral da Escola Superior de Advocacia; Fabiano Piazza Baracat, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná.
Também participaram do evento o vice-presidente da OAB Cascavel, Paulo Roberto Pegoraro Júnior; o secretário-geral Juliano Tolentino; a tesoureira Sílvia Regina Mascarello Massaro; os conselheiros estaduais Larissa Boldrini, Rui da Fonseca e Charles Duvoisin; o delegado da Caixa de Assistência dos Advogados, Charles Lustosa; a coordenadora da ESA Cascavel, Luciana Chemim; e o ex-presidente da OAB Cascavel, Marcos Boschirolli, além de conselheiros da subseção e presidentes de comissões.
O presidente da subseção iniciou pedindo a todos orações e um minuto de silêncio aos advogados vitimados pela covid-19: Thiago Renascir Marcondes, Ronaldo da Fonseca, Regina Mugnol e Carlos Valter Moreira. Em seguida, láureas de agradecimento pela contribuição decorrente do exercício profissional foram entregues aos homenageados.
“Sem o advogado não há justiça. Nossa importância como membros de toda a sociedade é muito grande. Somos militantes, sacerdotes, apóstolos do direito na busca pela justiça. Somos responsáveis pela defesa do Estado de Direito, onde todo cidadão tem a oportunidade de viver melhor”, destacou um dos homenageados, o advogado Ângelo Denardin.
“Sinto-me extremamente feliz por ter, há 46 anos, feito uma opção sem conhecer. Me ofereceram Cascavel, que era uma cidade ainda incipiente, e Maringá, uma cidade pronta. Escolhi, prontamente, Cascavel, e não me arrependi. Hoje, podemos constatar que, graças a uma diretoria jovem, com coração aberto e caridade pronta, e que nos homenageia, tenho certeza de que todos aqueles que estão vindo atrás de nós deixarão uma sociedade ainda melhor”, disse o advogado Carlos Alberto Tanuri.
“Há 40 anos, a antiga mesa da sala da OAB no Fórum servia como uma sala de aula. Era uma área de convivência e de profundo aprendizado. Gerava companheirismo na atividade profissional. Entendo que os advogados devem se unir muito, e não cobrar um dos outros, dialogar com colegas, vendo sempre algo maior”, afirmou a advogada Nilda Melito.
“A coragem só surge ao advogado quando ele domina o assunto. Era o que sentia quando comecei, no início da década de 70. Minha única solução, no começo, era estudar, o que me deu coragem para enfrentar a vida e advogar de verdade. Faz 50 anos que advogo e continuo estudando. Eu sei que nada sei”, disse o advogado Antonio Ashakura.
Cássio Teles parabenizou a subseção pelo aniversário e pela iniciativa, ressaltando a qualidade e a coragem dos advogados e advogadas da subseção de Cascavel. Telles destacou “a importância de reconhecer o trabalho dedicado de tantas décadas daqueles que desbravaram a região, contribuindo até os dias atuais para a consolidação da OAB e formando a base para uma advocacia forte, respeitada e madura”.