O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná se deslocará, por uma de suas Turmas, para Londrina, nesta quarta-feira (23), em uma ação inédita. Uma sessão da 4ª Turma do TRT-PR ocorrerá em Londrina, às 14 horas. Pela primeira vez, por meio de videoconferência, profissionais da advocacia poderão acompanhar os julgamentos, inclusive com a possibilidade de sustentação oral (manifestação do advogado em tribuna), sem necessidade de deslocamento a Curitiba. “Teremos metade da 4ª Turma em Curitiba e outra metade em Londrina, dando sequência aos processos como se estivéssemos todos no mesmo local. Isso será possível graças à tecnologia que temos e também a uma nova visão da Justiça, que pressupõe estar cada vez mais próxima do cidadão”, explicou o desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos, presidente da Comissão de Informática do TRT-PR e integrante da 4ª Turma, que estará em Londrina participando da sessão. “Essa aproximação do Tribunal permitirá que todos tenham a mesma oportunidade de fazer sua defesa. É modelo inovador e será uma experiência para o início do processo de interiorização do Tribunal”, explicou o desembargador.
O modelo de sessões por videoconferência será testado para aplicação em outras cidades. Conforme o desembargador, o TRT quer discutir com o Ministério Público, com a OAB Paraná e com toda a sociedade o modelo mais adequado para interiorização, após a experiência dessa primeira sessão e com as discussões que o procedimento vai gerar. "Poderemos verificar qual o método mais adequado, se por esse modelo prático e barato, que usa estrutura de cargos já existente, ou pela instalação de uma câmara do Tribunal, por exemplo, ou, ainda, por outros meios que a sociedade poderá nos indicar”, declarou o desembargador.
Às 19 horas o desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos, profere palestra na sede da OAB Londrina. Atendendo convite da subseção, o desembargador vai falar sobre “O Processo de Informatização do TRT”.
Fonte: Agência TRT-PR de Notícias
