O Fórum Trabalhista de Curitiba será um dos locais de atividades da II Semana da Saúde, promovida pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná, no período de 3 a 8 de outubro, na capital e em outras 17 subseções do Estado. A presidente da comissão, Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski, explica que o objetivo “é chamar a atenção dos advogados para os hábitos saudáveis e para a prevenção da saúde”. E completa: “Com a criação dessa consciência se pode ter uma relação saudável com a qualidade de vida”. Na Justiça do Trabalho, as abordagens serão temáticas e dividas durante toda a semana. No primeiro dia, segunda-feira (3), os profissionais de Educação Física orientarão sobre os hábitos saudáveis e a necessidade dos exercícios. Na terça-feira (4), os odontólogos levantarão a importância da higiene bucal e na quarta-feira (5) os farmacêuticos realizarão testes de glicemia e aferição de pressão arterial. Já na quinta (6) e sexta (7), respectivamente, psicólogos e terapeutas ocupacionais estarão disponíveis para orientações de saúde. Para finalizar a semana, no dia 8, sábado, ocorrerá uma caminhada que sairá da sede da OAB, no bairro Ahú, até o parque São Lourenço. Os advogados que têm filhos terão a oportunidade de deixá-los com profissionais que cuidarão das crianças para que os pais participem da passeata.
Em Curitiba, a 2ª Semana de Saúde ocorre no Fórum Trabalhista de Curitiba, na sede da OAB, no Tribunal de Justiça, no Fórum Cível e na Justiça Federal. Serão realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações de saúde, com participação dos conselhos profissionais de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Educação Física, Farmácia e Fonoaudiologia. Nas subseções da OAB no Paraná, que participarão do evento, também serão ministradas palestras sobre a qualidade de vida, medicina preventiva, saúde física e psíquica.
A Comissão da Mulher Advogada aproveitará a semana para promover a solidariedade. “Também haverá um incentivo para doações de medula óssea. Na oportunidade, será feito o esclarecimento de como funciona a doação, com o intuito de desmitificar a prática”, explica a presidente da comissão, Sandra Barwinski. Na ocasião, será feito um cadastro de possíveis doadores. A Comissão da Mulher Advogada é formada por cerca de 90 integrantes voluntárias na capital e 47 representantes em cada subseção. O grupo é divido em nove equipes e cada uma possui um eixo temático. “Tem o Grupo da Saúde, o da Violência contra Mulher, o da Desvalorização Profissional, e todos são responsáveis por um tema determinado”, relata Sandra Barwinski. Além da II Semana da Saúde, a comissão prepara o lançamento de um livro. “Em março do ano que vem será lançada a obra ‘A Mulher e o Direito’ em comemoração ao dia Internacional da Mulher, quando também será feita uma caminhada”, conta Sandra.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT 9ª Região

