O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, abriu na manhã desta sexta-feira (27) a última sessão ordinária do Conselho Pleno da gestão 2013-2015. Ao abrir a sessão, o presidente anunciou três notícias que “engrandecem o final da gestão”, conforme comentou: o fato da OAB Paraná, com o projeto “Assessoria jurídica gratuita para refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade social”, desenvolvido pela Comissão de Direitos dos Refugiados e Migrantes da Seccional, estar entre os finalistas na categoria Advocacia, no 12º Prêmio Innovare; a indicação do presidente Breda para receber a comenda Pinheiro do Paraná, concedida pelo Governo do Estado, que conforme o presidente da Juliano Breda é uma homenagem para toda diretoria e o conselho, “um reconhecimento do estado do Paraná à gestão”, afirmou. E a premiação do projeto OAB Cidadania, na categoria Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência, com o Prêmio Direitos Humanos 2015, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
“São prêmios que coroam toda a nossa gestão. Me emocionei com a premiação ao OAB Cidadania. Faz justiça a um trabalho irretocável durante todos esses anos que vamos receber com muito orgulho e me sinto muito honrado”, comentou Juliano Breda.
A idealizadora e coordenadora do projeto OAB Cidadania, conselheira estadual Lucia Beloni Dias, foi aplaudida de pé pelos conselheiros. “Esse prêmio é da Ordem. É a Ordem que está sendo premiada nacionalmente. Se não fosse a diretoria manter este atendimento nós não teríamos este prêmio”, disse a advogada. O projeto teve início em 1998 e oferece assistência jurídica gratuita à pessoas carentes, presas em delegacias, e realiza a revisão criminal de processos de réus inseridos no sistema penitenciário que não contam com advogado.
O Prêmio Direitos Humanos 2015 é um reconhecimento do governo brasileiro às ações de destaque na área de direitos humanos em 18 categorias. O prêmio será entregue durante solenidade no Palácio do Planalto no próximo dia 9 de dezembro.
Ainda nesta sexta-feira, o Conselho Pleno da Seccional se reúne em sessão extraordinária para formação da lista sêxtupla constitucional para o preenchimento de uma vaga de desembargador destinada à advocacia no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), pelo mecanismo do Quinto Constitucional.

