O Workshop do Processo Eletrônico promovido pela OAB Paraná na semana de 15 a 19 de agosto, em Curitiba, teve uma boa participação dos advogados que estiveram na sede da Seccional para se informar sobre equipamentos, os processos eletrônicos e configurar seus computadores pessoais. Foram configurados um total de 214 computadores. O trabalho foi realizado por alunos do curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP), por meio de uma parceria com a Comissão do Direito Eletrônico da Seccional, presidida pelo advogado Márcio Nicolau Dumas. “O nosso objetivo prático de atender os advogados foi atendido. Houve bastante procura para configuração e durante o dia os advogados puderam tirar dúvidas com técnicos dos tribunais que estavam na Seccional”, comentou Dumas. “Foi possível tirar dúvidas específicas sobre os processos eletrônicos, a configuração necessária dos computadores e equipamentos mais adequados”, completou. Durante a semana também foram comercializados equipamentos e foi possível fazer a certificação digital. No saguão da Seccional (foto), os advogados encontravam todas informações e equipamentos necessários para atuação neste momento em que a advocacia se utiliza cada vez mais do processo eletrônico, conforme os sistemas adotados pelos diferentes tribunais.
O modelo do workshop deverá ser levado para subseções do Paraná e até outras Seccionais da OAB. A Seccional do Amazonas é uma das que já entrou em contato com a Comissão elogiando o modelo do workshop. As subseções da OAB no Paraná em Cascavel, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu estão com projeto para promover seus respectivos workshops, conforme comentou o presidente da Comissão.
As palestras realizadas durante a noite também tiveram boa participação com um total de 555 pessoas nos cinco dias de palestras. A cada noite foram sorteados prêmios entre os presentes. Os ganhadores foram os seguintes: segunda-feira (15) – João Belmiro dos Santos (Software C-3) e José Oswaldo Hornung (pen drive); terça-feira (16) – Gustavo Luis Balabuch (pen drive) e Bruno Libonati Rocha (Software – CPJ- C Map); quarta-feira (17) – Conceição de Albuquerque Oliveira (pen drive) e Denair de Souza Bruno (Software CPJ); quinta-feira (18) – João Belmiro dos Santos (pen drive) e Juliane Mocelin Simão (Software – CPJ – BIB C S) e sexta-feira (19) – Alexandre Cristoph Lobo Pacheco (pen drive), Marcia Noto (Software ARC 3-C), Nelson Colauto (Scaner portátil – IRIS) e José Feldhaus (Scaner i1120).

