XVII Semana Nacional da Conciliação acontece de 7 a 11 de novembro

Realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a XVII Semana Nacional de Conciliação acontecerá de 7 a 11 de novembro.   Em 2022, a campanha em prol da conciliação terá como tema “Menos conflitos e mais recomeços”. A iniciativa envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais num esforço conjunto para conciliar o maior número possível de processos em todo o país.

As audiências de conciliação realizadas ao longo da semana são orientadas pela Resolução CNJ n. 125/10, que estabelece procedimentos para o tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. Os princípios norteadores da resolução são a informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual. A meta é resolver os conflitos diante da Justiça em menos tempo, com menos burocracia e contribuição de todas as partes envolvidas.

Fonte:  Agência CNJ de Notícias