Presidente Cássio Telles fala sobre prerrogativas em podcast da advocacia iniciante

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, é o convidado do terceiro episódio do podcast “Questão de Ordem”, produzido pela Comissão da Advocacia Iniciante da OAB Paraná. O tema em pauta foi prerrogativas no início da carreira. A entrevista foi feita pela advogada Katiely Riberio, diretora de Comunicação da CAI.

O programa é quinzenal tem como objetivo disseminar informações relevantes para os advogados e advogadas em início de carreira. Os episódios estão disponíveis nos canais da Escola Superior de Advocacia no Spotfy, Deezer e Google Podcasts.

“Sempre digo que uma das maiores missões da OAB é tratar das prerrogativas profissionais, defendê-las e fortalecê-las. Isso significa defender o direito de defesa e permitir que nossos colegas e nossas colegas exerçam sua atividade de maneira plena”, afirmou Telles. “Quando se fortalece o advogado e a advogada por meio das prerrogativas, em última análise, nós estamos dando voz à cidadã e ao cidadão brasileiros. As pessoas pensam que as pensam que as prerrogativas são para os advogados terem uma vantagem ou privilégio. Não são. São a garantia do cidadão do direito à ampla defesa e ao devido processo legal”, completou.

“Quem vai começar a profissão tem o dever de saber como pode exercer a sua atividade”, observou o presidente da seccional. Ele citou exemplos de prerrogativas como o direito ao sigilo, da inviolabilidade das conversas entre advogados e clientes; direito ao atendimento por magistrados e demais autoridades em seus gabinetes; e o direito ao uso da palavra em audiências e sessões. “É fundamental conhecer tudo isso porque quem não conhece não sabe usar”, ressaltou.