Em visita ao Fórum Descentralizado da CIC, representantes da OAB-PR apresentam pautas da advocacia

Com o objetivo de fortalecer o diálogo institucional com o Poder Judiciário e apresentar as principais demandas da advocacia paranaense, a diretoria da OAB Paraná tem intensificado as visitas aos Fóruns Descentralizados de Curitiba. A iniciativa busca aproximar a seccional das diferentes realidades enfrentadas pela advocacia nas regiões da capital, promovendo uma atuação mais efetiva e colaborativa junto ao sistema de justiça.

A visita mais recente ocorreu ao Fórum Descentralizado da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Representando a OAB Paraná, a vice-presidente Graciela Marins se reuniu com o juiz diretor do fórum, Felipe Forte Cobo, para tratar de pautas institucionais de interesse da advocacia. A agenda incluiu ainda a análise das condições de trabalho no local e o funcionamento da estrutura de apoio à classe, como a sala da OAB.

“Foi uma grande satisfação visitar o Fórum Descentralizado da Cidade Industrial que revelou um ambiente organizado, com magistrados comprometidos e um absoluto respeito ao trabalho dos advogados. Há salas disponibilizadas à advocacia para realização de audiências virtuais, com funcionário auxiliando a operação dos equipamentos e, havendo necessidade, fica a critério de cada advogado agendar seu atendimento com o juiz de forma presencial ou virtual. Um ambiente em que há cooperação entre magistratura e advocacia, e como resultado uma melhor prestação jurisdicional”, destacou Graciela Marins.

A reunião também contou com as presenças dos coordenadores do OAB nos Bairros, Leandro Murilo Pereira e Giulia Andrade; da coordenadora da Regional da CIC, Míriam Bispo Cardoso Carvalho; do magistrado Lucas Martins de Toledo; dos advogados Willians Fernandes de Souza e Elizabeth Amarante Gomes; além de  assessores e funcionários do Fórum Descentralizado.

“Com a descentralização da OAB, buscamos celeridade e excelência na prestação de serviços aos advogados. A proximidade com a realidade dos bairros faz com que as demandas cheguem à Ordem de forma efetiva, pois cada local tem a sua especificidade. O CIC é o maior bairro da Cidade em área geográfica e o Fórum Descentralizado – inaugurado em 2012 – atende a população dos bairros CIC, Augusta, Riviera e São Miguel”, esclarece Miriam Bispo Cardoso Carvalho.

“Gostaríamos de agradecer a disponibilidade e receptividade por parte dos Servidores e dos Magistrados da CIC quando de nossa visita, dizer que a OAB está muito satisfeita com a aproximação institucional e por fim, uma vez mais convidar aos advogados que trabalham ou residem na CIC para se juntarem ao nosso grupo de contatos”, acrescenta a coordenadora da Regional CIC.

Diálogo interinstitucional

As ações fazem parte de um calendário de visitas iniciado em junho ao Fórum Descentralizado do Pinheirinho. Na ocasião, o presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Pereira, e representantes da Regional estiveram reunidos com a juíza titular Manuela Simon Pereira Rattmann. A reunião inaugurou a série de visitas aos fóruns regionais com a proposta de estabelecer um canal direto para o encaminhamento das principais reivindicações da advocacia.

No Fórum Descentralizado de Santa Felicidade, a OAB Paraná manteve essa mesma linha de atuação. Durante a visita, os representantes da seccional reiteraram a intenção de estreitar laços institucionais e apresentar as demandas da advocacia local. Além do diálogo com a direção do fórum, a comitiva realizou uma vistoria na estrutura física, incluindo a sala da OAB e as vagas de estacionamento destinadas aos advogados e advogadas.