A diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA), Maíra Fonseca, apresentou aos presidentes das subseções da OAB Paraná um panorama das ações da instituição e as diretrizes do Programa Anuidade Vira Crédito.
De acordo com Maíra, a ESA registrou 91 mil inscrições em cursos apenas em 2025, com destaque para o interior — 70% das inscrições vieram de subseções. Esses números, segundo ela, demonstram o êxito da política de interiorização da OAB Paraná, uma prioridade estabelecida pelo presidente Luiz Fernando Pereira desde o início da gestão.
A diretora da ESA também anunciou que a instituição está desenvolvendo, com apoio da Célula de Inovação, soluções tecnológicas para agilizar processos e permitir que as subseções tenham mais autonomia na realização de eventos — definindo palestrantes, locais e datas, com apoio da ESA na comunicação e na disponibilização do curso no site para uso do Anuidade Vira Crédito.
Outra novidade apresentada por Maíra é que, a partir de agora, os valores provenientes das inscrições via Anuidade Vira Crédito também serão repassados às subseções, transformando-os em receita efetiva. A medida, inspirada em modelo adotado pela OAB São Paulo, busca fortalecer financeiramente as subseções e incentivar o engajamento local. Além disso, a ESA instituirá uma premiação em dinheiro para as subseções mais atuantes na promoção de eventos, considerando o engajamento e a participação efetiva, e oferecerá um programa de capacitação para auxiliar as unidades que desejarem aprimorar sua estrutura de organização de cursos e palestras.

