Representantes das comissões da OAB Paraná se reuniram no início da semana para organizar os últimos detalhes da programação do evento “OAB Cidadania e Migração”, agendado para o dia 14 de dezembro. O encontro também reuniu representantes de diversos órgãos parceiros diretamente envolvidos na construção da iniciativa, que tem como propósito fortalecer a rede de proteção às pessoas migrantes e refugiadas e, de forma ampla, oferecer serviços e orientações relevantes também à sociedade como um todo.
A mobilização busca promover a efetividade dos direitos humanos, ampliar o acesso à informação e facilitar o encaminhamento do público a serviços essenciais, políticas públicas e orientações jurídicas. A atuação conjunta entre instituições públicas, acadêmicas e da sociedade civil é elemento central para o desenvolvimento do evento, garantindo que as ações reflitam as necessidades reais da comunidade atendida.
Estiveram presentes na reunião o secretário de Justiça e Cidadania do Estado do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge; o superintendente-Geral de Governança Migratória do Estado do Paraná, Gil Souza;
o presidente do CERMA e presidente da OSC Irmandade Sem Fronteiras, Rockmillys Basante Palomo;
o representante do Instituto Pluribrasil e IBASER, Mario Igor Schimura; a representante do Escritório de Relações Internacionais da UFPR, Nathielly Oliveira; o membro pesquisador do Projeto Atlas da Migração Internacional do Paraná; Arthur Daniel Calasans Kesikowski; a secretária municipal de Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Curitiba, Silmara Campese Cezario; o representantes da União da Comunidade de Estudantes e Profissionais Haitianos (Uceph), Wilzort Cenatus; a diretora de Ações Sociais da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/PR, Ana Bodot; a relatora da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PR, Aieda Muhieddine; a coordenadora adjunta da Regional do Boqueirão da OAB/PR, Jéssica Macedo; e a
conselheira estadual da OAB/PR e representante do Núcleo de Concursos da UFPR, Katiely Ribeiro.
Outros órgãos e entidades parceiras já confirmaram apoio e participação no evento, reforçando a importância da cooperação interinstitucional.
O evento será sediado no espaço do OAB Cidadania, no Ahú, ao lado da sede da seccional (Rua Cel. Brasilino Moura, 171). Os atendimentos acontecerão das 9h às 15h.




