A OAB Paraná realizou esta semana uma ampla ação de conscientização para o combate ao golpe do falso advogado em Curitiba. A mobilização ocorreu de forma simultânea em dez pontos estratégicos da capital, por meio da distribuição de panfletos e orientação direta à população.
A iniciativa reforça o compromisso da OAB Paraná em atuar de forma preventiva e próxima da sociedade, levando informação e esclarecimento sobre fraudes que têm causado prejuízos financeiros e emocionais a milhares de pessoas em todo o estado.
A ação contou com a participação integrada das Coordenações Regionais dos Bairros e de diversas comissões da Seccional, envolvendo estrutura institucional e voluntários. O trabalho coletivo evidencia o esforço permanente da entidade no enfrentamento a crimes praticados por estelionatários que se passam por advogados para enganar vítimas.
Segundo o presidente da Comissão de Inteligência e Combate ao Golpe do Falso Advogado, Leandro Murilo Pereira, a presença nas ruas é fundamental para interromper a atuação dos criminosos. “Estar nas ruas é uma forma concreta de interromper o ciclo desse golpe. Nosso objetivo é alertar, orientar e proteger a população, com informação clara e acessível, para que ninguém seja surpreendido por criminosos que se passam por advogados”, afirmou.
Durante a mobilização, a população recebeu orientações práticas, como não confiar em ligações suspeitas, evitar clicar em links enviados por mensagens, não compartilhar dados bancários, não realizar pagamentos antecipados e não participar de videochamadas sem antes confirmar a identidade do profissional diretamente com seu advogado ou advogada de confiança.
A diretora das Comissões da OAB Paraná, Emma Roberta Bueno, destacou a importância das comissões na aproximação entre a Ordem e a sociedade. “Essa ação demonstra a força do trabalho coletivo das nossas comissões e o compromisso da OAB Paraná com a cidadania. É um movimento de cuidado, prevenção e presença institucional, que aproxima a Ordem das pessoas e reforça nossa responsabilidade social”, ressaltou.
Esforço estadual
No último dia 19 de novembro, a OAB Paraná promoveu um ato estadual de conscientização contra o golpe do falso advogado, com ações em todas as regiões do estado. Advogados e advogadas de diversas subseções ocuparam ruas, praças e espaços de grande circulação para orientar a população sobre como identificar tentativas de fraude e evitar prejuízos. A ação teve ampla participação e alcance significativo, reforçando o compromisso da entidade com a prevenção a golpes, a valorização da advocacia e a proteção dos jurisdicionados, especialmente os mais vulneráveis. Leia mais aqui.







