Está no ar a 1ª edição do Caderno de Direito de Trânsito. A publicação reúne artigos de especialistas que abordam temas contemporâneos e relevantes para o universo jurídico, a mobilidade urbana e a segurança viária.
O caderno reúne análises sobre a transferência de veículos por meio de assinatura eletrônica, tema abordado por Douglas Bienert; e a responsabilidade pela desvalorização do veículo em 20% após sinistro, de autoria de Elton Pereira dos Santos, que também assina o artigo “Paciência, desacelere: o bem maior é a vida!”.
A publicação também traz o artigo “A Perícia em Local de Sinistro de Trânsito”, assinado por Wellington Santos Posseti, que destaca a relevância da perícia técnica na apuração de responsabilidades e na produção de provas. No campo dos direitos fundamentais, a Karla Pereira Coelho Martins aborda a relação entre mobilidade urbana, inclusão e garantias constitucionais, ampliando o debate para além da esfera normativa.
Outro destaque é o Parecer Jurídico, elaborado pelo Douglas Bienert em coautoria com o Gustavo Pereira Coelho Martins, oferecendo análise aprofundada sobre questões práticas do Direito de Trânsito. Completa a edição o artigo de Fernando Vogel Cintra, que trata da Rota Bioceânica de Capricórnio e da adesão do Brasil à Convenção TIR de 1975, examinando desafios e oportunidades para as empresas de transporte de cargas no cenário internacional.
