OAB Paraná lamenta o falecimento do advogado Álvaro Wendhausen de Albuquerque

A OAB Paraná registra, com pesar, o falecimento do advogado Álvaro Wendhausen de Albuquerque, 87 anos, ocorrido manhã desta segunda-feira (19/1), em Curitiba. Catarinense de Florianópolis, Dr. Álvaro graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1962 e escolheu permanecer no estado para desenvolver sua vida profissional, tendo sua inscrição na OAB Paraná sob o número 2.602.

Pioneiro da advocacia em Foz do Iguaçu, trabalhou pela criação da subseção da Ordem na cidade e foi eleito presidente da diretoria provisória quando da instalação efetiva da OAB Foz, em 1977. Foi também eleito presidente na gestão 1987-1989. Alguns anos depois, na gestão 1993-1995 integrou como membro o Tribunal de Ética e Disciplina. Ocupou ainda o cargo de vice-presidente da subseção na gestão 2007-2009.

Tinha o respeito e a admiração dos colegas e também daqueles que o tiveram como mestre no tempo em que se dedicou ao ensino do Direito em duas instituições, a Unifoz e a UDC. Nos últimos anos, mudou-se para Curitiba, para estar mais perto da família.

Em 2021, foi agraciado com a Medalha Accioly Rodrigues da Costa Neto, concedida pelo Conselho da Subseção da OAB de Foz do Iguaçu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à advocacia, ao direito e à justiça na região. O então presidente da subseção, Neandro Lunardi, enalteceu o carisma do homenageado, apontando a medalha como reconhecimento a sua vida pessoal profissional.

Seu corpo será velado a partir das 17 horas desta segunda-feira até as 10h de terça-feira (20/1) na Sala Esmeralda do Crematório Vaticano (Av. Desembargador Hugo Simas, 26, Curitiba).

O advogado deixa cinco filhos — Álvaro Neto, Alexandre, Guilherme, Luciana e Ana Lúcia — e sete netos. Aos familiares e amigos, a OAB Paraná manifesta profundas condolências neste momento de dor. Em reconhecimento à relevância de sua trajetória e aos relevantes serviços prestados à advocacia e à comunidade, será decretado luto oficial de três dias.