Os números mais recentes indicam um cenário de atenção, mas também de avanço nas medidas de prevenção. Em 2025, foram registradas 2.103 denúncias, sendo 557 casos com prejuízo (26,5%) e 1.546 sem prejuízo (73,5%). Já em 2026, até o momento, são 1.431 registros, com 310 casos com prejuízo (21,66%) e 1.121 sem prejuízo (78,34%).
A redução proporcional dos casos com prejuízo demonstra o impacto das ações de orientação, monitoramento e conscientização realizadas pela instituição, em conjunto com a imprensa.
Conforme destaca o presidente da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional, Leandro Pereira, os números expressam o aumento de número de denúncias e, ao mesmo tempo, a redução dos casos de pessoas com prejuízo. “É resultado claro do esforço de monitoramento e de informação que temos feito na OAB Paraná, com grande apoio da imprensa. É muito importante que as vítimas denunciem porque elas auxiliam a polícia nas investigações”, pontua.
A OAB Paraná reforça que a denúncia é fundamental para coibir a prática criminosa, apoiar as investigações e evitar novas vítimas. A orientação é que qualquer tentativa de golpe seja comunicada imediatamente às autoridades e à Ordem.