OAB Paraná tem nova diretoria empossada

 

OAB Paraná tem nova diretoria empossada

 

A nova diretoria da OAB Paraná, conselheiros estaduais e federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados e presidentes de subseções tomaram posse na quarta-feira passada (24), em Curitiba. Participaram da sessão solene, além de diversas autoridades, o presidente nacional da OAB, Roberto Busato, e o ex-presidente da OAB Paraná Manoel Antonio de Oliveira Franco, que transferiu o cargo ao atual presidente, Alberto de Paula Machado. Também esteve presente o futuro presidente nacional da OAB, Cezar Britto, que assume o cargo a partir de 1º de fevereiro.

Participaram da solenidade o procurador geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, representando o governador Roberto Requião, a desembargadora Rosana Fachin, representando o presidente do Tribunal de Justiça, o procurador geral do município, Ivan Lélis Bonilha, representando o prefeito de Curitiba Beto Richa, a ministra do Superior Tribunal de Justiça Denise Martins Arruda, o procurador geral de Justiça Milton Riquelme de Macedo, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região Wandi Santi Cardoso, o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª região, desembargador federal Amaury Chaves de Athayde, o diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado do Paraná, juiz federal João Pedro Gebran Neto, o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Nestor Baptista, o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná Alcides Alberto Munhoz da Cunha, entre outras autoridades.  

Elaborar um diagnóstico da Justiça no Paraná a partir de informações colhidas junto a todos os advogados é uma das principais propostas do novo presidente da OAB Paraná. “Vamos realizar um trabalho envolvendo todos os advogados no sentido de contribuir para o aprimoramento da Justiça no estado”, afirma Alberto de Paula Machado. Em seu discurso de posse, o presidente enfatizou que a Justiça brasileira ainda é excessivamente formal e lenta e que, na busca  pela modernização e eficiência do Judiciário, os advogados devem ser ouvidos. “Eles conhecem os principais problemas e dificuldades na tramitação dos processos. Se o Judiciário tem dificuldades, nós, advogados, temos a obrigação de ajudar a resolvê-las”, disse.

Alberto de Paula Machado defendeu mais investimentos em educação, como condição para reduzir os gastos com penitenciárias e delegacias de polícia. Também pediu mais investimentos na formação das pessoas que atuam na Justiça. Ele considera que os concursos públicos para magistrados devem se ater menos ao positivismo e ao tecnicismo, que na sua opinião trazem distorções e aumentam o formalismo processual. “O bom senso, o sentimento humanista e o equilíbrio ainda são as melhores ferramentas para o magistrado bem conduzir e decidir uma causa”.

Também foram empossados na diretoria da OAB Paraná os advogados Renato Alberto Nielsen Kanayama (vice-presidente), Maurício Sagboni Montanha Teixeira (diretor tesoureiro), Eunice Fumagalli Martins e Scheer (secretária geral) e Aramis de Souza Silveira (secretário geral adjunto). Na Caixa de Assistência dos Advogados tomaram posse Manoel Cachenski Daher (presidente), Maria Helena Kuss (vice-presidente), Cícero José Zanetti de Oliveira (secretário geral), José Carlos Madalozzo Júnior (secretário geral adjunto) e João de Oliveira Franco Júnior (tesoureiro).

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *