O primeiro curso telepresencial realizado pela OAB Paraná sobre “As recentes e relevantes alterações do Processo Civil brasileiro”, atraiu mais de 900 advogados na última sexta-feira. A iniciativa lotou auditórios das subseções e foi elogiada pelos advogados do interior do estado. Esta foi a primeira transmissão de uma série de cursos que estão sendo programados no sistema telepresencial. A aula foi o resultado de uma parceria firmada pela OAB Paraná, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), com a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), local de onde foram transmitidos os cursos, via satélite, para as subseções das cidades-polo do Paraná: Campo Mourão, Cascavel, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa, Toledo e Umuarama.
O advogado Antonio Marcos Rodrigues, que participou do curso em Maringá, disse que o sistema foi inovador. “Em geral, nós aqui só temos a chance de assistir palestras desses especialistas em encontros e outros eventos de grande porte. O fato de termos esse cursos com mais freqüência só engrandece a nossa atividade. Queremos que venham outros”, destacou.
A interiorização do curso também foi destacada pelo advogado César Luiz Tavernaco, da subseção de Ponta Grossa. “Iniciativa notável da OAB Paraná com as subseções, que merece elogios. É muito importante proporcionar esta oportunidade para nós que estamos no interior. Eu sou associado à Ordem em São Paulo há muitos anos, mas nunca consegui ir até lá para fazer um curso”, disse.
O advogado André Massi, de Londrina, disse que o evento foi bastante proveitoso. “Para o exercício da advocacia o profissional deve, constantemente, se atualizar e este curso veio agregar conhecimento com renomados profissionais de nível nacional”, comentou.
O coodenador regional da ESA em Cascavel, Paulo Fornazari, destacou que a subseção teve que acomodar mais advogados do que esperava na sala de aula, porque houve muito participação. “Tivemos praticamente apenas dois dias de inscrição e muitos não conseguiram se inscrever devido ao grande interesse dos profissionais da nossa região pelo curso. A transmissão foi excelente, o tema relevante, sem falar dos palestrantes que são reconhecidos”, completou Fornazari.
O curso, realizado na última sexta-feira (24), foi transmitido a partir da sede da AASP. O primeiro tema abordado no curso foi “Súmula Vinculante”, com a advogada Teresa Arruda Alvim Wambier. Na seqüência José Miguel Garcia Molina, falou sobre “Recursos Repetitivos” e Luiz Rodrigues Wambier encerrou o curso pela manhã com o assunto “Temas Polêmicos da Nova Execução”. À tarde, a transmissão foi retomada com as exposições dos professores Eduardo Talamini, sobre os “Efeitos das decisões sobre inconstitucionalidades tomadas incidenter tantum”; Eduardo Cambi, sobre “Temas Polêmicos sobre a Tutela Antecipada”, e Sandro Gilbert Martins, sobre “Repercussão Geral”.
Aula à distância garantiu aos advogados acesso às novidades do Direito

