A Diretoria da OAB Paraná manifesta publicamente sua solidariedade ao advogado RENÉ ARIEL DOTTI, Conselheiro Federal e detentor da Medalha Vieira Netto, repudiando os recentes ataques à honra cometidos por um jornalista, em razão do legítimo exercício da profissão.
A liberdade de imprensa, defendida de forma intransigente pela OAB Paraná, permite a mais ampla discordância de opiniões, mas não autoriza ofensas de natureza pessoal ao advogado pelo simples fato de defender uma tese ou assumir determinada causa.
A pessoa do advogado não pode, jamais, ser confundida com a pessoa ou a causa que ele defende em razão da sua profissão.
O direito de defesa, fundamental para a garantia de todo o cidadão, é conquista inalienável do Estado Democrático de Direito. Assegura ao advogado o exercício livre de seu mister, com independência e destemor.
Essa garantia, essencial à administração da justiça, impede qualquer forma de tratamento discriminatório e ofensivo a todos que atuam amparados pelas prerrogativas e sob os limites éticos da profissão.
A OAB/PR não adentra no mérito de nenhuma causa, mas lhe cabe a defesa intransigente das legítimas prerrogativas profissionais.
Curitiba, 19 de agosto de 2011
Diretoria da OAB Paraná
