O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, foi homenageado na quarta-feira (29) durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Paranaense de Juízes Federais (APAJUFE), que aconteceu na sede da Justiça Federal em Curitiba. Glomb recebeu uma placa cujo texto enaltece suas qualidades e sua atuação na defesa de causas importantes para o estado, como o movimento O Paraná que Queremos. O texto transcreve um trecho do discurso do presidente do GRPCom, Guilherme Döring Cunha Pereira, na solenidade comemorativa dos 80 anos da OAB Paraná:
“(…) amigo e presidente, general e parceiro de batalhas inolvidáveis, sua atitude firme e ao mesmo tempo equilibrada, de homem de bem, fez toda a diferença nesse Estado. Em momentos de confusão moral, como aquela em que vivemos, em que os referenciais seguros do pensamento e da conduta parecem desaparecer, em que muitos, que em outras ocasiões não vacilariam, começam a hesitar, a duvidar mesmo do valor da hombridade, da retidão; ou, o que é pior, em que muitos, não duvidando do valor da retidão, não sabem em que ela consiste, é fundamental o farol da coragem e limpidez de vida de uns poucos líderes e de algumas instituições. (…) É exatamente nestas circunstâncias que a atitude destemida e linear, retilínea, de uns poucos pode dar força aos muitos que, sem forças, haviam caído no ceticismo, na descrença, e languidesciam; pode dar luz para aqueles, infelizmente numerosos, que, não suficientemente bons, corriam o risco de achar que a conduta ilibada é uma tolice, uma ingenuidade.”
O juiz federal Antônio César Bochenek assumiu a direção da APAJUFE na gestão 2012-2013, no lugar do juiz federal Anderson Furlan, que durante sua gestão foi um grande parceiro em campanhas da Seccional. Na nova gestão, Furlan assumiu a direção da Escola da Magistratura Federal. À frente da APAJUFE, Anderson Furlan, participou ativamente do movimento O Paraná Que Queremos e foi co-autor do anteprojeto da Lei da Transparência nº 16.595/2010, conhecida como lei estadual da Transparência, em vigor no Paraná. Também participou ativamente, ao lado de Glomb, das ações para aprovação dco projeto de lei que cria um Tribunal Regional Federal no Paraná.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Valdir Rossoni participou da solenidade de posse da nova gestão da APAJUFE e ressaltou o papel fundamental do movimento para mudança na administração pública, principalmente na Assembleia. Em seu pronunciamento, Rossoni lembrou que, no auge do movimento, teve deputados que iam para outras regiões do estado e quando se hospedavam em hotéis não se declaravam deputados, devido a repercussão do movimento. Em seu pronunciamento Glomb destacou a parceria com Anderson Furlan nas lutas e campanhas em prol da ética e da moralidade na política e administração pública no Paraná. Em seu discurso de despedida da presidência Furlan também ressaltou a participação no movimento O Paraná que Queremos e a luta da APAJUFE com a OAB Paraná para criação do TRF com sede no Paraná.
A nova diretoria da APAJUFE na gestão 2012-2013 tem a seguinte composição: Antônio César Bochenek, presidente; Ricardo Rachid de Oliveira, vice-presidente; Guy Vanderley Marcuzzo, diretor financeiro e de patrimônio; Márcia Vogel Vidal de Oliveira, diretora social e cultural; Tiago do Carmo Martins, diretor de assuntos jurídicos; Thais Sampaio da Silva, diretora de relações institucionais; Gabriela Hardt, diretora de assuntos legislativos; Emanuel Alberto Sperandio Garcia Gimenes, diretor de benefícios e do interior; Anderson Furlan Freire da Silva, diretor da Escola da Magistratura Federal.
Foto: Anderson Furlan, José Lucio Glomb e Valdir Rossoni

