“É a primeira vez que a Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná participa do CEDM, engrandecendo assim o papel da Ordem na defesa dos direitos das mulheres”, explicou Daniela. A advogada foi nomeada pelo presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, como representante titular da Seccional no conselho e a advogada Graciela Marins, vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, como representante suplente.
O conselho funciona no âmbito da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU) e tem por finalidade possibilitar a participação popular e propor diretrizes de ação governamental voltadas à promoção dos direitos das mulheres e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero, assim como exercer a orientação normativa e consultiva sobre os direitos das mulheres no Estado do Paraná.
Integram o CEDM/PR 52 pessoas, sendo 13 representantes governamentais e respectivas suplentes e igual número de representantes da sociedade civil organizada. Os mandatos serão exercidos no biênio 2013-2015.
A solenidade de posse foi aberta pelo diretor-geral da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Leonildo de Souza Grota, que representou a Secretária Maria Tereza Uille Gomes. Estiverem presentes no evento a Secretária Municipal da Mulher, Roseli Isodoro, a desembargadora Denise Krueger e a juíza Luciane Bortoleto representando o Tribunal de Justiça do Paraná, Ana Maria Macedo representando a Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social e Marcia Huçulak, da Secretaria de Saúde.
Em reunião prévia para deliberação da mesa diretiva do CEDM, as representantes empossadas do Poder Público e da sociedade civil organizada deliberaram para a presidência a conselheira da Casa Civil do governo estadual, Rafaela Lupion Mello, para a vice- presidência Elza Campos, representante da União Brasileira de Mulheres, e como secretária-geral Heliana dos Santos, representante do Grupo Dignidade.

