Comissão da Seccional lança Prêmio em homenagem à jornalista Teresa Urban

Estão abertas as inscrições para concurso de artigos promovido pela Comissão da Verdade da OAB Paraná, presidida pelo advogado Juliano Breda, presidente da Seccional. O Prêmio em homenagem a jornalista Teresa Urban  tem como objetivo fomentar o estudo sobre a ditadura civil-militar de 1964, a transição política subsequente e o papel da sociedade e do direito no estado do Paraná.

Pode inscrever artigos qualquer pessoa interessada, sem necessariamente ser advogado. O prazo final de entrega para o material produzido, conforme regras previstas no regulamento do concurso disponível para consulta na seção Eventos no site da Seccional, é 30 de janeiro de 2014.

Os três melhores classificados receberão prêmio pela participação. Os coordenadores do Prêmio são os advogados que integram a Comissão da Verdade, que tem como vice-presidente Daniel Godoy, e membros Melina Girardi Fachin, Ozias Paese Neves e Yves Consentino Cordeiro. Clique aqui para acessar o regulamento

Teresa Urban

Jornalista que lutou contra ditadura

A jornalista e ambientalista curitibana Teresa Urban faleceu em junho deste ano, aos 67 anos, vítima de enfarte. Na década de 1960 integrou a Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop). Foi presa diversas vezes e viveu no exílio, no Chile, entre 1970 e 1972. Conforme Daniel Godoy Junior, a escolha do nome de Teresa Urban para o prêmio é decorrente “do seu trabalho em defesa da democracia e de sua luta, assim como de outras pessoas, durante a ditadura militar com risco da própria vida”.

Fonte: Extra Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *