Governador dá posse à defensora pública e 87 advogados para assistência gratuita

Durante solenidade realizada na terça-feira (15), no Palácio Iguaçu, o governador Beto Richa deu posse à advogada Josiane Fruet Bettini Lupion no cargo de defensora pública-geral do Estado e nomeou mais 87 novos defensores públicos, aprovados em concurso para a carreira. Com a nomeação de 87 profissionais, o Estado passa a contar com 97 defensores públicos.

Josiane Lupion atuou durante 28 anos como advogada de carreira do poder executivo estadual e participou da elaboração da Lei que regulamentou a Defensoria Pública. A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPPR) foi criada em 1991 e regulamentada através de Lei Orgânica publicada em 19 de maio de 2011.

Após a nomeação e posse, os 87 defensores permanecem em Curitiba para o curso de formação da Defensoria. Depois, parte permanecerá na capital enquanto outros serão designados às cidades do interior do Estado. A previsão é que até o final de 2014 doze cidades já contem com os serviços: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Castro, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Irati, Santo Antônio da Platina, Umuarama, Pato Branco e Campo Mourão.

Segundo Josiane Lupion, 60% da população do Paraná tem necessidade de defensoria gratuita. Os defensores públicos prestarão trabalho integral, que envolve não só assistência jurídica, mas também social. “Muitos dos assistidos não conhecem as estruturas e os serviços de atendimento social dos municípios. É nosso papel orientá-los”, afirmou a defensora pública-geral. 

Fonte: AENotícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *