Seccional recebe exposição que retrata a dignidade da pessoa idosa

A OAB Paraná recebe nesta quarta-feira (6) a exposição fotográfica “Na minha época…”. A mostra reúne imagens de idosos de Curitiba e Região Metropolitana acompanhados pela Pastoral da Pessoa Idosa. São 16 registros em preto e branco feitos por fotógrafos integrantes do movimento social Help-Portrait CWB (Curitiba). A abertura do evento será às 19h30 no Hall de entrada da Seccional. A iniciativa tem o apoio da Comissão de Assuntos Culturais da OAB, presidida pelo advogado Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto.

O objetivo da exposição é, por meio da fotografia, dar visibilidade à pessoa idosa, resgatando sua dignidade e autoestima, além de divulgar a efetividade do trabalho que a pastoral tem realizado no Brasil, com foco na qualidade de vida de pessoas de idade em situação de vulnerabilidade social.

As fotos revelam o resultado da ação, que envolveu 20 voluntários do Help-Portrait, entre fotógrafos e responsáveis pela logística. Durante os finais de semana dos meses de julho e setembro deste ano, os integrantes do projeto visitaram – acompanhados de líderes comunitários da pastoral – as casas de 48 idosos residentes em Curitiba, Pinhais, Colombo, Campo Largo e Piraquara. Depois, retornaram para entregar os retratos revelados.

As imagens ficam em exposição aberta ao público no hall da OAB Paraná até o dia 29 de novembro, das 9h às 18h, horário de funcionamento da Ordem.

De acordo com uma das organizadoras do Help-Portrait em Curitiba, Michele Bravos, cada dupla fez três visitas às mesmas pessoas. “A ideia da ação era proporcionar um momento agradável entre fotógrafo e fotografado, criando um ambiente favorável à troca de experiências e aprendizados. Essa ação foi diferente das outras que já fizemos, porque fomos até a casa das pessoas. Entramos em seus lares, tomamos café juntos na mesa da cozinha, dividimos o mesmo sofá em papos longos e fomos convidados a conhecer suas memórias e medos, suas certezas e planos para o futuro”, comenta.

Movimento
O Help-Portrait é um movimento mundial de fotógrafos criado em 2009 pelo norte-americano Jeremy Cowart. Já reuniu mais de 10 mil fotógrafos e 12 mil voluntários, em mais de mil localidades espalhadas por 46 países.  O objetivo da proposta é valorizar e resgatar a dignidade da pessoa fotografada, entregando posteriormente o retrato a ela. Até hoje, em todo o mundo, o número de fotografias entregues já passa de 100 mil. 

Em Curitiba, o projeto teve início em 2012 e já realizou ações no Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, Associação Cristã de Assistência Social (Acridas), Vila Pantanal, Escola Érico Veríssimo e em Tijucas do Sul, além da exposição “Em versos”, que permaneceu no Shopping Estação de janeiro a fevereiro de 2013 e da mostra em lambe-lambe e bate-papo sobre fotografia de cunho social no Galpão Thá Cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *