O vice-presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, visitou nesta sexta-feira (13) a gerência executiva do INSS de Curitiba e Região Metropolitana, para tratar de temas relacionados às prerrogativas dos advogados. A comitiva da OAB foi composta pelo presidente da Comissão de Prerrogativas, Edward Carvalho, pela presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Melissa Follmann e pelo procurador geral da OAB, Andrey Salmazo. Os advogados foram recebidos pela gerente executiva do INSS, Mara Regina Sfier.
Durante a reunião foram definidas algumas questões relacionadas ao atendimento dos advogados. Sobre as procurações, o INSS informou que há orientação para que as agências aceitem procurações sem o reconhecimento de firma, acompanhadas de documento do outorgante para conferência da assinatura.
Em relação ao prazo de atendimento, a OAB informou que algumas agências têm demorado até 90 dias para fornecer cópias de processos. O INSS pediu à Seccional que relacione as agências em que isso está ocorrendo, uma vez que a orientação da autarquia é para que os atendimentos sejam realizados entre 10 e 15 dias, em média.
Também foram debatidas questões relacionadas ao atendimento dos advogados. A gerência do INSS explicou que há uma determinação constante de melhoria no atendimento, devendo os casos pontuais ser levados ao seu conhecimento para solução.
O vice-presidente da Seccional avaliou positivamente a reunião. “A advocacia previdenciária é muito forte, temos muitos colegas que a exercem. Encontramos aqui no INSS a disposição de diálogo para a melhoria do atendimento aos advogados. Realizaremos outras reuniões trazendo ao INSS as reivindicações dos advogados”, ressaltou Telles.
Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

