A Semana da Conciliação de 2014 tem como lema “Conciliar é uma Arte”. Quem for ao Fórum Trabalhista de Curitiba na segunda-feira, por exemplo, será brindado no hall de entrada por um recital de harpa e exposição de fotografias de uma “volta ao mundo”; na terça-feira poderá ouvir, ao piano e violino, peças de Mozart, Astor Piazolla e Ernesto Nazareth; na quarta-feira, o espaço será para canto coral e mostra de gravuras e pinturas de servidores-artistas; na quinta, exposição de fotos, declamação de poesias e interpretação de MPB; sexta-feira, apresentação do Bossa Trio (saxofone, baixo e bateria) e lançamento de livros de poesia de magistrados e servidores.
A programação cultural acontece todos os dias no fórum que concentra as Varas do Trabalho da capital (Avenida Vicente Machado, 400, Centro), sempre das 12h30 às 14h, enquanto as exposições ficam abertas à visitação das 10h às 18h.
Além de Curitiba, mais de cinquenta unidades judiciárias do Paraná vão participar da programação dedicada à conciliação, muitas delas com programações culturais específicas agendadas para o período. A proposta da Semana de Conciliação é ampliar os índices de litígios resolvidos mediante acordo, seguindo o exemplo de países desenvolvidos em que mais de 70% dos processos são resolvidos por composição amigável entre as partes.
Quando são realizados acordos, tanto empregadores quando empregados saem da audiência satisfeitos, uma vez que a decisão não foi imposta. Além disso, a forma conciliada de solucionar os conflitos é mais rápida e barata, encerrando um processo com desfecho incerto e que poderia tramitar durante vários anos.
Confira a programação completa aqui.
