“A história desta subseção começou em 1975 e se confunde com a luta histórica da advocacia pela redemocratização do País. Os advogados de Umuarama muito contribuíram para que a subseção alcançasse lugar de destaque no cenário paranaense e nacional. Está de parabéns a atual diretoria pela lembrança de tão significativa data”, frisou Telles.
Foram homenageados os advogados Antonio Carlos Gabriel, Augusto Stahlschmidt Ribas, Danilo Moura Scriptore, João Batista Dória Ramos, Joaquim Bastos, José Jorge Novaes de Castro, José Pento Neto, Luis Carlos Barbosa, Luiz Sergio de Toledo Barros, Mauro Soares de Oliveira, Osmar José Serraglio, Renato Salim Elmor e Wagner Brussolo Pacheco.
A presidente da subseção ressaltou a história de luta da advocacia local. “São advogados que vieram e contribuíram para o desenvolvimento da região. A OAB sempre foi atuante em defesa das prerrogativas dos advogados e da sociedade umuaramense. Hoje temos várias comissões. Eu diria que foi uma caminhada, árdua mas gloriosa”, afirmou. A diretoria é composta também pelo advogado Aldo Henrique Alves, vice-presidente; Erica Cristina Peteno Kovalechen, secretária-geral; César Feliz Ribas, secretário-geral adjunto e Luiz Guilherme Meyer, tesoureiro.
A OAB Umuarama foi instalada às 10 horas do dia 28 de maio de 1975, durante reunião na Câmara Municipal da cidade. Na ocasião, o advogado Newton José de Sisti, era o presidente em exercício da OAB Paraná. A primeira diretoria da OAB Umuarama teve a seguinte composição: presidente o advogado Luiz Sérgio de Toledo Barros, vice-presidente Wagner Brussolo Pacheco, secretário Ivo Shizuo Sooma (falecido em 2009) e tesoureiro Joaquim Bastos.
Após a solenidade, os advogados foram recepcionados na Casa Rosada, em momento de descontração e confraternização. Integram a área de abrangência da OAB Umuarama as cidades de Alto Paraíso, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Douradina, Esperança Nova, Icaraíma, Ivaté, Maria Helena, Perobal, Pérola e Xambrê.

