Grupo de estudos da OAB debate democracia participativa

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre mecanismos de participação do cidadão na política, a Comissão de Advogados Iniciantes lançou o grupo de estudos “Desafios da Democracia: Participação, legitimidade e transparência”.  Após o término dos trabalhos, será publicada obra coletiva com artigos de autoria dos participantes e dos coordenadores.

De acordo com a presidente da comissão, Sabrina Becue, a ideia surgiu de uma pesquisa de opinião realizada com os advogados iniciantes, que sugeriram eventos com viés acadêmico e de longo prazo. “A partir da experiência de comissões de advogados iniciantes de outros estados, como Maranhão e Rio Grande do Sul, nós resolvemos lançar um grupo em Curitiba. Com a proposta da Lei de Acesso à Informação, que é pouco estudada e tem um viés que permite uma abordagem de outras áreas, escolhemos o tema desafios da democracia com enfoque na transparência como o primeiro mote do grupo”, frisou Sabrina.

O grupo de estudos será coordenado pelos advogados Fernando Bastos e Vanessa de Mello Brito, e terá seis meses de duração, com encontros mensais. O grupo foi lançado durante evento que debateu a Lei de Acesso à Informação, no mês de junho.  A iniciativa é uma parceria da CAI com a Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), por isso todos os participantes serão cadastrados junto ao CNPQ.

Os interessados em participar do grupo de estudos podem enviar e-mail para gecaipr@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *