A nova diretoria da OAB Araucária, presidida pelo advogado André Carneiro de Azevedo, tomou posse na noite desta quarta-feira (9/3). A solenidade, realizada na Câmara Municipal da cidade, foi prestigiada pelo presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, pela secretária-geral da seccional, Marilena Winter, e pelo secretário-geral adjunto, Alexandre de Quadros. Conselheiros estaduais da OAB Paraná, juízes e vereadores também estiverem presentes. Noronha enalteceu as qualidades do novo presidente da OAB Araucária. "É muito preparado e terá a missão de continuar o grande trabalho realizado por Ricardo Escher", declarou. O presidente da seccional destacou ainda o fato de ser essa a única subseção a ter construído sua sede com recursos próprios. "A OAB Paraná em uma dívida com os advogados de Araucária que esperamos saldar com a construção da nova sede local", afirmou Noronha.
Azevedo, de 37 anos, formou em Direito na PUC do Paraná e especializou-se em Processo Civil (Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar) e em Processo do Trabalho (Unicid/SP). Além dele, compõem a diretoria o vice-presidente Luiz Knob, o secretário-geral José da Costa Valim Neto, o secretário-geral adjunto Gustavo Ohpis Rodrigues e o tesoureiro Emerson Kimura.
“Queremos aproximar o advogado da Ordem e trabalhar muito por ele”, diz Azevedo. Uma das primeiras iniciativas de sua gestão é a organização do ciclo de palestras “Direito em Movimento”. A primeira delas, marcada para 22/3, das 9h ao meio-dia, será sobre o novo Código de Processo Civil (CPC). O tema será apresentado na sede da OAB Araucária pela professora Camila Purificação Marques, mestre em Direito Processual Civil pela PUCSP e doutoranda na PUCPR. “Será um evento gratuito para 40 pessoas, basta se inscrever”, convida o novo presidente da subseção. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail araucaria@oabpr.org.br
O presidente da subseção destacou em seu discurso a função ambivalente da Ordem, seja lutando pelos interesses corporativos em favor da classe profissional que representa, seja atuando em sua também finalidade institucional. "É comum que a sociedade e até mesmo parte dos advogados vinculem a OAB a um papel de mero promotor da defesa, representação e disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil. Não obstante a OAB realmente cumprir tão honrosa missão, é ainda mais certo que nossa ordem jurídica não lhe reservou apenas finalidades típicas dos órgãos de fiscalização profissional. Pelo contrário, tanto a legislação constitucional quanto a infraconstitucional historicamente têm reservado à nossa entidade, e também aos advogados que a compõem, o papel singular de defensores da Justiça", afirmou.
Agenda
Ainda neste mês de março tomarão posse as diretorias das subseções de Guarapuava (dia 16), Ibaiti e Wenceslau Braz (17), Santo Antonio da Platina (18), Jacarezinho (19), Umuarama (21) e Lapa (22). Para abril estão programadas as solenidades de posse em Francisco Beltrão (dia 1) e Palmas (dia 2).

