A Escola Superior de Advocacia (ESA) promove até junho o curso de atualização do Novo Código Civil (CPC) na sede da OAB Paraná, com a participação de renomados profissionais da área. Na última quarta-feira (13), o jurista Cassio Scarpinella Bueno participou do evento apresentando a palestra Intervenção de Terceiros e Questões Controvertidas. Em entrevista para o site da seccional, Bueno destacou a importância das mudanças no código e as expectativas na aplicação das regras processuais, especialmente para os advogados.
O professor e processualista civil avalia que o novo código inova mais no dia-a-dia forense do que na questão estrutural e cultural. Bueno sustenta que embora a aplicação se faça necessária, como no caso da conciliação e mediação, por exemplo, se o advogado não souber lidar com essa regra e não a apresentar como opção para o seu cliente, não resolve tê-la apenas no papel. Apesar disso, ele argumenta que embora os problemas estruturais sejam visíveis, o novo código desperta a classe jurídica para essas questões. “Está claro que não basta um bom código, não basta uma novidade, temos que acompanhar com estrutura, pessoal, preparo e cultura”, avalia.
Bueno entende que os cursos, como esse da OAB, são fundamentais para expor que as melhorias dependem do aprendizado, da reciclagem e da atualização dos profissionais de Direito. “Que isso nos leve a pensar criticamente e viabilizar aquilo que falta para aquilo que o código quer”, opina o professor.
As vagas para o curso estão esgotadas, porém a ESA promove a transmissão ao vivo na sede da OAB Paraná.
Para mais informações: 41-3250-5750
