A diretoria da OAB Paraná recebeu nesta quarta-feira (25) o desembargador Arquelau Araújo Ribas, que tomará posse como 1° Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) no próximo dia 1º de fevereiro. Ribas destacou durante a visita de cortesia que a 1ª Vice-Presidência estará de portas abertas para a OAB. “Peço que sugestões e críticas sejam levadas ao nosso conhecimento para que possamos sempre tentar melhorar o trabalho na prestação jurisdicional”, disse.
Participaram da reunião o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, o vice-presidente Airton Molina, a secretária-geral Marilena Winter, o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros, o desembargador Domingos Perfetto, oriundo do quinto constitucional destinado à OAB, e o presidente da OAB Palmas, Eduardo Tobera Filho.
De acordo com o desembargador Arquelau Araújo Ribas, os trabalhos de transição para a nova gestão já tiveram início. “Estamos montando a equipe de trabalho da 1ª Vice-Presidência, que tem vinculada a assessoria de admissibilidade de recursos para tribunais superiores, recursos especiais, recursos extraordinários. Já estamos fazendo a transição para que quando assumirmos no dia 1º de fevereiro já possamos ter a máquina funcionando”, afirmou.
Arquelau Araújo Ribas frisou que a expectativa é de muito trabalho. “Temos 23 mil processos de recursos repetitivos em Pinhais. Vamos verificar se já existe trânsito em julgado para encaminharmos a execução. Vamos procurar sempre agilizar os trabalhos – que é o intuito de todos – e sempre de portas abertas para a OAB”, disse.
Em relação à melhoria da prestação jurisdicional no primeiro grau, uma das principais reivindicações da OAB Paraná ao TJ-PR, o desembargador Arquelau Araújo Ribas adiantou que o novo presidente da corte, desembargador Renato Braga Bettega, tem muitos projetos e irá “procurar atender as necessidades para uma boa prestação jurisdicional”, assim como fez o desembargador Paulo Vasconcelos.

