OAB Paraná realiza entrega simbólica de computadores disponibilizados para advogados durante período de pandemia

A diretoria da OAB Paraná realizou nesta segunda-feira (4) uma solenidade de entrega simbólica de computadores recebidos do Conselho Federal que serão utilizados nas estruturas montadas para os advogados que precisarem de apoio tecnológico durante o período de pandemia. Participaram do evento a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, a secretária-geral adjunta, Christhyanne Bortolotto, e o diretor tesoureiro do Conselho Federal, José Augusto Araújo de Noronha. Não houve a presença de público devido aos cuidados de prevenção à Covid-19.

“É uma importante medida para a advocacia. Sabemos que muitos advogados nesse momento enfrentam dificuldades e apoiá-los é fundamental”, disse Marilena. Ela ressaltou a importância do trabalho de Noronha no Conselho Federal em prol da advocacia paranaense. “Temos consciência de que esse presente do Conselho Federal que hoje estamos recebendo para a advocacia é fruto da sua sensibilidade para os problemas que a classe enfrenta”, pontuou Marilena.

“Quero parabenizar a OAB Paraná que sabe muito bem utilizar os recursos”, disse o diretor tesoureiro do CFOAB. Noronha ressaltou o fato de sala do Conselho Pleno estar sendo utilizada para receber os advogados que precisarem. “Esse local é simbólico. No momento em que retiram as cadeiras dos conselheiros e a do presidente e colocam a estrutura para os advogados trabalharem, é marcante. É abrir mão do espaço de poder para utilizar em benefício da classe”, sintetizou.

A seccional recebeu 50 novos computadores, que são parte de um investimento de 1,7 milhão do CFOAB. Desses, 21 estão instalados na Sala da Democracia, no coworking criado no Conselho Pleno para esse período de enfretamento da Covid-19. E cinco computadores estão sendo disponibilizado em salas da OAB para uso individual por aqueles profissionais que precisarem fazer videoconferências, duas delas são para audiências. A subseção de São José dos Pinhais fez a solicitação e recebeu dois computadores para a realização de audiências. Na sede da seccional, também há duas salas que mediante agendamento, serão de uso exclusivo de mães ou pais que precisarem utilizar a estrutura acompanhados de seus filhos.

“Os espaços exclusivos para as famílias foram pensados em função das circunstâncias que todos nós estamos vivendo. Nesse momento, as escolas estão sem atividades presenciais. As crianças estão na companhia de seus pais que, por outro lado, precisam retomar o trabalho e muitas vezes não podem contar com a ajuda de terceiros, nem mesmo os avós devido às restrições. Dessa forma, as atividades familiares são distribuídas entre pais e mães e o espaço buscou atender também essa necessidade dos advogados, sejam eles pais o mães”, explica Marilena.

Christhyanne enfatizou que todas as subseções também estão sendo estruturadas com câmeras de vídeo para os advogados que precisarem fazer audiências. Na capital, a sede abre diariamente, mas é preciso marcar horário para utilizar os espaços.  No interior, às quarta-feiras as sedes estão abrindo para protocolo e em outros dias, conforme a demanda de cada local. “Estamos muito atentos se houver maior demanda, já temos espaço para crescer. Estamos diariamente avaliando como está sendo a procura. Um passo de cada vez”, disse a secretária-geral adjunta.

Parceria com a Celepar

A estrutura montada na Ordem está sendo feita com apoio da Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). “A parceria com a Celepar é fundamental para a consecução desta ação. Além do investimento em infraestrutura, com o fornecimento de todo o cabeamento necessário para a instalação dos equipamentos, e da mão de obra técnica especializada para a instalação rápida e eficiente, com pessoas dedicadas que trabalharam incansavelmente juntamente com a nossa equipe, o apoio da Celepar à ação da OAB Paraná, de instalar escritórios compartilhados para uso dos advogados é uma forma exemplar de colaboração para a retomada segura das atividades pela advocacia e, indiretamente, pela sociedade como um todo”, observou Marilena.