Acessibilidade e inclusão marcam Dia da Cidadania em Curitiba

“O Dia da Cidadania deu uma motivação pra gente, principalmente para o deficiente visual. Temos uma limitação muito grande”. Assim, a paranaense Euzicler Araújo, de 50 anos, definiu a ação realizada neste sábado (30) pela OAB Paraná. Euzicler saiu cedo do bairro Santa Quitéria para aproveitar a iniciativa da Comissão de Acessibilidade em parceria com a Agência Central do Trabalhador de Curitiba e se candidatar a um emprego. Ela perdeu a visão aos 21 anos e relatou a dificuldade de se inserir no mercado de trabalho.

Assim como Euzicler, Naiana Raad e Miriam Cassanha, ambas deficientes auditivas, aproveitaram o Dia da Cidadania para conhecer seus direitos e se candidatar a uma vaga de trabalho. Ao longo de todo o sábado, intérpretes de libras estarão atuando junto com a Comissão de Acessibilidade, orientando a população sobre seus direitos.

“Eu achei fantástica a iniciativa, permite que a gente se desenvolva melhor”, disse Miriam, que mora a cinco anos em Curitiba. A expectativa da Comissão da Seccional, presidida pela advogada Berenice Reis Lessa, é receber centenas de cidadãos em busca de orientações.

Em uma ação em alusão ao dia nacional da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho a comissão está chamando a atenção da sociedade para o convívio social com as pessoas cegas, cadeirantes, surdas, idosas e em processo de reabilitação, ressaltando-se as dificuldades e obstáculos que essas pessoas enfrentam no seu cotidiano.

A comissão também propõe a experiência de utilizar uma cadeira de rodas, usar uma bengala, apoiar-se em muletas, andador ou deparar-se com as barreiras físicas enfrentadas no dia a dia, dando ao cidadão a oportunidade de sentir na pele o que passam essas pessoas com limitações permanentes ou temporárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *