Direitos e deveres dos segurados da Previdência Social em pauta no Dia da Cidadania

Tempo para aposentadoria, fator previdenciário, desaposentação, auxílio doença e aposentadoria por invalidez foram algumas das principais questões esclarecidas na manhã deste sábado (30) pela Comissão de Direito Previdenciário à população, durante as ações do Dia da Cidadania. A área é uma das mais procuradas pelos cidadãos até o momento. De acordo com a presidente da comissão, Melissa Folmann, são realizados cerca de 50 atendimentos por hora.

“O Dia da Cidadania é uma iniciativa fantástica, pois temos uma população muito carente de informações. Temos pessoas de diversas áreas orientando sobre as mais variadas questões”, destacou Melissa. A comissão está distribuindo a cartilha de Direito Previdenciário para a população, que relaciona as dúvidas mais frequentes, com perguntas e respostas em termos e linguagem acessível ao público. A comissão também está distribuindo um folder informativo com números de telefones e endereços do INSS, Defensoria Pública e Justiça Federal.

Lázaro Cardozo, 68 anos, aproveitou a oportunidade para esclarecer suas dúvidas sobre aposentadoria. “O INSS não reconheceu oito anos da minha contribuição, e não consigo me aposentar”, disse. Eles recebeu orientações do advogado Leandro Pereira.

Ao longo de todo o sábado, cidadãos terão orientações na Praça Santos Andrade e em outras 40 cidades do estado sobre contribuições e requisitos legais para obtenção dos benefícios de Aposentadoria por Invalidez, Aposentadoria por Idade, Aposentadoria por Tempo de Contribuição, Aposentadoria Especial, Auxílio-Doença, Salário-Maternidade, Salário-Família, Auxílio-Acidente, Pensão por Morte, Auxílio-Reclusão e Benefícios Assistenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *