Advocacia fala das expectativas para o novo mandato

Presentes à posse do desembargador Renato Braga Bettega como presidente do Tribunal de Justiça, os advogados mostraram-se otimistas e, tal qual o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, em seu discurso, foram praticamente unânimes ao mencionar a melhoria do primeiro grau da Justiça como a maior expectativa para a gestão que começa.

Confira algumas declarações:

“Gostaria que a nova gestão desse mais espaço às mulheres, tendo em vista o pequeno número de desembargadoras em relação ao de desembargadores e também a maior proporção dos juízes atuando hoje no primeiro grau.”

Carmem Iris Nicolodi, integrante da comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná

"A expectativa é de mais investimentos na primeira instância. O segundo grau já funciona com celeridade bastante razoável, enquanto muitas comarcas, especialmente no interior, ficam meses sem juiz, estão com equipamentos obsoletos, têm pouco espaço físico e carecem de servidores. A advocacia também espera que o Órgão Especial do Tribunal de Justiça não seja reduzido. Afinal, é a diversidade de pensamentos e ideias que leva às melhores decisões.”

Artur Piancastelli, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná

"Há uma multiplicidade de etnias do estado. É uma riqueza muito grande. Por isso temos também de crescer verticalmente e a justiça faz parte do conjunto de pilares necessários para esse crescimento.”

Cleverson Marinho Teixeira, advogado e representante do Movimento Pró-Paraná

“A população quer justiça. Acredito que a gestão que começa está muito disposta a atender a esse anseio da sociedade.”

Silvana e Oliveira Niemczewski, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Paraná 

“A expectativa é de uma evolução cada vez maior no que diz respeito à política de ajustamento dos honorários. O novo CPC resolveu algumas questões, mas ainda há espaço para ajustes e a expectativa, para isso, é muito boa.”

Maurício Guedes, presidente da Comissão de Honorários da OAB Paraná       

“A renovação na gestão de um órgão público é sempre algo muito saudável. Faço votos de uma excelente gestão para o desembargador Bettega. A advocacia vem cobrando melhorias no primeiro grau e isso deve continuar.”

Renato Kanayama, advogado e ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina

“A expectativa é a de que sigamos com melhorias, principalmente no atendimento do primeiro grau. Muitas conquistas já foram obtidas com o desembargador Paulo Vasconcellos e esperamos que esses avanços continuem.”

Rodrigo Kanayama, conselheiro estadual e presidente da comissão de Educação Jurídica da OAB Paraná

 "Quando um novo grupo assume, surgem novas ideias e novos caminhos. As esperanças se renovam.”

Marcia Maluf, secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná

 "Dar mais atenção à prestação jurisdicional de primeiro grau é a maior reivindicação dos advogados para o novo presidente.”

Alexandre Salmão, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná

"Espero que essa nova gestão tenha como base primordial os princípios elencados em nossa Constituição e dê prioridade absoluta na defesa de nossas crianças e adolescentes. Dentro disso, que tenham preocupação com os processos de vagas em Centros Municipais de Educação Infantil, que aguardam definições no TJ."

Anderson Rodrigues Ferreira, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Paraná


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *