Advocacia iniciante paranaense é foco permanente de ações adotadas pela instituição

A advocacia iniciante paranaense, que hoje representa aproximadamente 44% dos profissionais inscritos nos quadros da seccional,  é foco de uma série de ações adotadas pela instituição. Além dos descontos na anuidade, que podem variar entre 10% e 35% para a jovem advocacia, os profissionais com até cinco anos de inscrição contam com uma série de benefícios oferecidos pela Escola Superior de Advocacia, Caixa de Assistência dos Advogados e OABPrev.

Os profissionais em início de carreira contam ainda com inúmeros projetos da Comissão da Advocacia Iniciante (CAI), sempre atenta  às principais demandas e questões daqueles que estão começando na profissão. Confira alguns benefícios elencados pela CAI:

Manual da Advocacia Iniciante

Dirigida aos profissionais que estão começando na profissão, a publicação traz informações que são fundamentais para o exercício da advocacia. Disponível na Biblioteca Digital (acesse aqui).

Solidariedade Digital

O Solidariedade Digital é uma iniciativa pioneira no sistema OAB que visa oferecer auxílio aos advogados que tenham dificuldades com os sistemas de processos eletrônicos. Para receber atendimento, basta acessar o link https://broder.app/solidariedade-digital/ e, em seguida, solicitar contato pelo WhatsApp (41) 4042-5212. O retorno deve ocorrer em até 24 horas, com informações sobre como e quando o voluntário que fará o atendimento pode fazer contato. O serviço é gratuito.

Anuidade diferenciada para a advocacia iniciante

Para a jovem advocacia, além dos descontos pelo pagamento à vista, existem faixas de desconto na anuidade. Os descontos podem variar entre 10% e 35% para quem advoga há menos tempo (saiba mais).

Créditos na ESA e na OABPrev ao registrar sua primeira sociedade

O advogado iniciante que registrar sociedade na OAB Paraná passará a receber 50% do preço pago pelo serviço em crédito a ser utilizado para inscrição em cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA), à sua escolha, observada a disponibilidade de vaga, ou para investimento em plano de previdência da OABPrev Paraná. A medida foi implantada pela Resolução de Diretoria nº 05/2019, já em vigor.

Programa de Mentoria

O objetivo do Programa de Mentoria da ESA-OAB/PR em parceria com a  Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC) é oferecer apoio e ferramentas para que profissionais experientes possam atuar como mentores de carreira, orientando a advocacia iniciante a identificar e alcançar seus objetivos. A metodologia que será utilizada é funcional e, juntamente com as ferramentas e o compartilhamento de vivências, os mentores e mentorados são conectados de uma forma única e, em colaboração, buscam o desenvolvimento. Acesse o site da ESA para mais informações.

Curso de Formação para Iniciantes

O curso traz informações importantes para os acadêmicos  que estão realizando as fases do Exame de Ordem, abrangendo diversos aspectos relevantes ao início de carreira. São abordados ainda o funcionamento do Sistema OAB, Câmara de Seleção, Prerrogativas, Comissão da Advocacia Iniciante, OABPrev, Ética e Disciplina e ESA. O curso é gratuito e totalmente online (acesse aqui)

Curso de Formação Prática para a Advocacia

O curso traz os seguintes módulos: O que a sociedade espera do advogado?; Como enfrentar os desafios da Profissão?;  O Exercício da Advocacia em Sociedade; Desenvolvimento de Carreira e SOFTSKILLS; Respeito se conquista – Como e quando agir em defesa de suas prerrogativas?; Negociação e Comportamento pela Escola de Harvard; Como precificar e/ou cobrar Honorários sem chatear sua clientela?; Qual a melhor forma de declarar renda e aumentar seus resultados?; É possível fazer publicidade e ter sucesso sem cometer infração ética ou disciplinar?; Qual a melhor forma de atingir e conquistas novos clientes?; Planejamento estratégico; A Advocacia Dativa como oportunidade de trabalho e seus impactos e Como Falar em Público e no Vídeo: Atitudes que transformam a Comunicação.  O curso é gratuito e está disponível aqui.

Suporte contábil gratuito à advocacia

A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) mantém o Programa + Apoio ao Exercício Profissional, com serviços e benefícios idealizados para facilitar o trabalho da advocacia. A assessoria contábil gratuita é um dos serviços do programa. A CAA-PR contratou a Innove Soluções Empresariais, que oferece suporte para gestão contábil, administrativa e financeira. Os advogados que estiverem em dia com a anuidade poderão tirar dúvidas nos campos societário, fiscal, contábil e trabalhista, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, pelo WhatsApp (41) 99574-6052, pelo telefone fixo (41) 3033-0782 ou via web, em Programa + Apoio ao Exercício Profissional da CAA-PR.  No site do programa, basta clicar no campo Assessoria Contábil para ser redirecionado ao site da Innove, onde as informações pertinentes à advocacia podem ser encontradas no campo “OAB”.

Escritórios compartilhados e Centros de Inclusão Digital

Os escritórios compartilhados e os Centros de Inclusão Digital (CIDs) também fazem parte do Programa + Apoio ao Exercício Profissional da CAA. Nos escritórios, localizados na sede da OAB Paraná, no Edifício Maringá e em algumas subseções, os profissionais da advocacia podem encontrar uma infraestrutura com computadores e scanners de última geração, internet de alta velocidade, impressoras, estações de trabalho e salas de reuniões. As instalações atendem os profissionais iniciantes, autônomos e os que precisam de uma estrutura de trabalho temporária. Os Centros de Inclusão Digital (CIDs) foram concebidos para manter a classe sempre atualizada. Além de equipamentos de última geração, os centros contam com instrutores capacitamos a ensinar o passo a passo do processo eletrônico e tirar dúvidas sobre como fazer uma petição digital,  escanear documentos, aplicar a certificação digital e obter as configurações e programas necessários

Projetos da CAI

A Comissão da Advocacia Iniciante tem como função promover a integração e a capacitação dos advogados em  início  de  carreira, realizando  projetos  que  visam  trabalhar  de forma teórica e prática a atuação do iniciante, bem como possibilitar a troca de experiências. Além disso, a CAI é uma grande rede de apoio para superar as dificuldades do início de carreira. A CAI é aberta para participação de todos os advogados e advogadas iniciantes. Alguns projetos da CAI são:  Curso de Capacitação; Já Passei por Isso; De Frente com a CAI; Integração; Grupos Permanentes de Discussão (GPD);  Semana da Advocacia Iniciante; Interiorização; Do outro lado do Balcão; Podcast Questão de Ordem; Ebook dos GPDs; Ações Filantrópicas; A jovem advocacia fala sobre;  Nova onda da advocacia; Encontro Regional da Jovem Advocacia; Jornada da Advocacia Iniciante, entre outros. Para maiores informações, acesse o site da CAI:cai.oabpr.org.br

Recorte OAB

Os profissionais regularmente inscritos na OAB Paraná recebem diariamente em seus endereços eletrônicos as publicações judiciárias oficiais selecionadas pelo Serviço Recorte. O sistema desenvolvido pela seccional reúne publicações do Diário da Justiça do Paraná, do Diário Eletrônico do Tribunal Regional da 4.ª Região, Diário da Justiça da União e do Diário Eletrônico da OAB.  Para usufruir do benefício, basta o advogado firmar o termo de adesão disponibilizado no site da OAB (clique aqui). O conteúdo também pode ser acessado no site da seccional, no campo “Serviços” da aba superior.   O Serviço Recorte é gratuito e foi implantado com o objetivo de auxiliar os profissionais inscritos nos quadros da seccional no acompanhamento das publicações de seus interesses.

Descontos específicos para a Advocacia Iniciante nos Cursos da ESA

A ESA oferece em todos os seus cursos o desconto de 20% à advocacia iniciante. O desconto é aplicado diretamente pelo sistema da Escola no momento da inscrição no curso desejado.

Convênios da CAA-PR

A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) tem uma série de convênios específicos para a advocacia paranaense com descontos em estabelecimentos comerciais das mais diversas modalidades. Acesse www.caapr.org.br/ultimos-convenios/

Linha Direta – OAB Prerrogativas

A OAB possui uma linha direta da OAB Prerrogativas que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, para que o advogado que tiver a sua prerrogativa violada utilize quando necessitar. O atendimento é feito através do 0800-643-8906. Há atendimento também via WhatsApp no (41) 98404-3038.

SAC – ADV – Serviço de Atendimento Centralizado da Advocacia

A medida consiste em atendimento por e-mail e telefone para os serviços de auxílio e emissão de guias, processo de inscrição na seccional e processo eletrônico. Pelo canal, também serão fornecidas informações sobre certificado digital, ética e disciplina e sociedades. O contato pode ser via sac.adv@oabpr.org.br ou pelo telefone: 41-3250-5805.

Cursos ESA

Além dos cursos específicos voltados para a Advocacia Iniciante, a ESA também promove cursos que podem ser realizados para quem está iniciando na carreira e necessita de melhores informações, além da Pós Graduação em Proteção de Dados.

Pós-Graduação on-line

Privacidade e Proteção de Dados -LGPD, uma parceria entre e ESA e a Esmafe (Escola de Magistratura Federal), o curso é ministrado pela Esmafe com preço subsidiado para a advocacia e os Advogados iniciantes ainda tem um desconto de 20% sobre este subsídio. O valor total do curso é de R$ 2.669,82 que pode ser parcelado em 18X de R$ 149,99.  Acesse o Portal da ESA (esapr.oabpr.org.br) e confira os cursos disponíveis para a Advocacia Iniciante. Entre os destaques estão o Curso de Marketing Jurídico Digital, Curso de Oratória, Curso Prática de iniciação à Advocacia Previdenciária, Curso de Prática em processo Civil: Como elaborar a petição inicial e Contestação e por último Gestão de Tempo.