Advogadas paranaenses são homenageadas em sessão na Assembleia Legislativa do Paraná

As advogadas paranaenses foram homenageadas nesta terça-feira (18), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná. O ato, proposto pela deputada estadual Mara Lima em reconhecimento às lutas e conquistas das mulheres, reforça as ações de valorização da advogada implementadas pela OAB em território nacional.

Pela OAB Paraná receberam a homenagem a secretária-geral da Seccional, Marilena Winter; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Luciana Sbrissia Silva e Bega; a conselheira federal Edni De Andrade Arruda; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Daniela Ballão Ernlund; as conselheiras estaduais Iverly Antiqueira Dias Ferreira, Juliana de Andrade Colle Nunes Bretas e Maria Regina Zarate Nissel; a presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (CEVIGE), Sandra Lia Barwinsk; e as advogada Lucia Maria Beloni Correa Dias, Rafaela Lupion Mello, Helena de Rocha Souza, Rosemari Kalluf Schneck, Sonia Bridie, Clara Maria Roman Borges e Lázara Daniele Guidio Biondo Crocetti. Também receberam a homenagem Alessandra Marques de Oliveira, Ana Flora França e Silva,  Andreia Cristina Lazzarotto, Aparecida do Rocio Roza da Silva,  Audilene Rocha, Josiane Lupion, Karin Krazinski, Nivea Martins,  Luciane Bortoleto, Sâmia Coser, Sônia Breide, Vera Lucia de Oliveira Podgurski e a desembargadora do TJ/PR, Lenice Bodstein.

“Reconhecemos no dia de hoje esta mulher advogada que luta. Esse é o Ano da Mulher Advogada no Brasil e sentimos o desejo de trazer esta homenagem às mulheres batalhadoras. A mulher pode ser o que ela quiser ser. Ela tem que persistir e ser lutadora. E é isso que vemos aqui nesta sessão. Reconhecemos todas as mulheres que batalham, que lutam em suas categorias, nos direitos que ela tem como mulher”, ressaltou Mara Lima, que preside da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa. A deputada explicou que está em estudo um projeto que marcará o Dia da Mulher Advogada no Paraná.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Luciana Sbrissia, destacou que o Ano da Mulher Advogada vem ao encontro de um movimento mundial pela igualdade de gênero, baseado nos princípios propagados pela ONU e na crescente conscientização sobre o tema. “O respeito aos direitos humanos e à equidade de gênero representam indispensáveis iniciativas para uma sociedade mais justa”, disse. “Neste ano há uma diretriz geral a toda a classe jurídica para que sejam executadas políticas que resultem no maior respeito, na defesa e fortalecimento das mulheres advogadas”, frisou.

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, lembrou em um breve relato histórico que apenas em 1906, Myrthes Gomes de Campos tornou-se a primeira brasileira a exercer a advocacia, ao ser admitida no Instituto dos Advogados do Brasil. “Nascida em Macaé (RJ), Myrthes formou-se em 1898, mas enfrentou dificuldades para fazer valer seu diploma, em uma sociedade que só conhecia advogados”, disse.

“Hoje vemos uma evolução enorme com o empoderamento feminino. As advogadas já representam 44,5% do universo de advogados paranaenses, com maioria feminina já há cinco anos entre os novos advogados que prestam compromisso.   Outro motivo que nos envaidece na homenagem que aqui se presta, é a força que a mulher advogada hoje detém na OAB Paraná”, afirmou.

Ao citar o exemplo de nomes como o das advogadas Eunice Martins e Scheer, Edni de Andrade Arruda, Marilena Indira Winter, Graciela Iurk Marins, Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski, Daniela Ballão Ernlund, Luciana Sbrissia Silva e Bega, entre tantas outras, Noronha ressaltou que as advogadas são motivo de aplausos e respeito. “A Mulher Advogada quer na advocacia e na sociedade apenas o direito de ser o que ela de fato é: Parte integrante do universo em que atua e vive, com direitos e deveres iguais, sem vantagens que não sejam aquelas oriundas do mérito de seu trabalho”, frisou.

A vice-presidente da CAA-PR, Daniela Ballão Ernlund, que presidiu a Comissão da Mulher Advogada na gestão 2013/2015, destacou que o Paraná foi exemplo ao ampliar o número de advogadas no Conselho Seccional. “Tenho muito orgulho do ex-presidente Juliano Breda, que foi um marco na história da OAB Paraná, gestão em que aumentamos o número de mulheres no Conselho, além de todo o apoio que ele nos deu para os projetos na Comissão da Mulher Advogada, apoio esse que vem sendo abraçado pelo presidente Noronha, hoje demonstrado nesse magnífico evento”, disse. “Participei na gestão anterior, quando a advogada Fernanda Marinela presidia a Comissão Nacional da Mulher Advogada, e sei o quanto para ela era importante ter um ano comemorativo e simbólico a nível nacional, para demonstrar o quanto foi difícil atingir o que conquistamos hoje como advogadas atuantes, e dentro da nossa própria instituição”, destacou.

As mulheres representam quase a metade da advocacia em todo o país: 444.189 mulheres (47,20%) e 499.316 homens (52,80%). Na Seccional do Paraná, 44% dos inscritos são mulheres. Em janeiro de 2016 o Conselho Federal da OAB instituiu o Ano da Mulher Advogada e lançou o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, prevendo a defesa das prerrogativas, a proteção da mulher no exercício profissional, a igualdade de gênero e a ampliação da participação feminina na administração da Ordem.