Biblioteca dos Advogados recebe acervo jurídico de Newton José de Sisti

A Biblioteca dos Advogados no Edifício Maringá recebeu na manhã desta sexta-feira (23) o acervo pessoal do ex-presidente da OAB Paraná, Newton José de Sisti. A valiosa coleção jurídica doada à advocacia paranaense é formada por aproximadamente 2 mil títulos, entre obras raras nacionais e estrangeiras de importantes autores do Direito, além de periódicos como a Revista dos Tribunais.

Em nome da advocacia, os diretores enalteceram o gesto de Newton de Sisti e a preocupação genuína do jurista com as gerações futuras que iniciarão a carreira jurídica, frisando a importância da pesquisa e da transmissão do conhecimento. “Estas obras são a fonte de pesquisa, de conhecimento para nortear os nossos trabalhos jurídicos”, destacou o presidente da OAB paraná, Cássio Telles, ao enaltecer o ato do conselheiro honorário da seccional, homenageado com a medalha José Rodrigues Vieira Netto em 2012, honraria máxima concedida pela OAB às personalidades que se destacam no exercício da advocacia.

Além de Telles, estiveram presentes o diretor tesoureiro do Conselho Federal, José Augusto Araújo de Noronha, a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, o secretário-geral Rodrigo Rios, a secretária-geral adjunta Christhyanne Regina Bortolotto, o diretor de Prerrogativas Alexandre Salomão, o desembargador Hipólito Xavier, além de amigos pessoais de Newton de Sisti do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), como Marilu Ferreira e Paulo Henrique Arruda.

Vida dedicada à advocacia

Em dezembro de 2018, quando Newton José de Sisti completou 90 anos, foi homenageado por membros natos e honorários vitalícios da seccional, que entregaram uma láurea em reconhecimento pelos serviços prestados à OAB e à advocacia. Ele também recebeu o processo de sua inscrição original na OAB, feita no dia 9 de novembro de 1955, quando solicitou a inscrição como solicitante acadêmico. No dia 13 de março de 1959, ele teve a inscrição deferida, sob número 1.669.

Acervo

O acervo da OAB Paraná reúne 8.968 obras entre livros, periódicos e multimídias. Entre elas, 300 são voltadas para as pessoas com deficiência visual, em formato digital, braile ou com letras aumentadas.

Até fevereiro de 2019, a Biblioteca dos Advogados funcionou em dois endereços,  quando o acervo da Sede do Ahú foi unificado com a Biblioteca Prof. Egas Dirceu Moniz de Aragão, localizada no terceiro andar do Edifício Maringá.

As obras disponíveis podem ser pesquisadas no site da OAB Paraná no Menu Institucional > Bibliotecas. No menu há opção de consultar o acervo da Biblioteca dos Advogados (Ahú) e o da Biblioteca Prof. Egas Moniz de Aragão, reconhecido como um dos principais doutrinadores do processo civil brasileiro.