Câmara de Curitiba instala Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia

A advocacia passa a contar com mais um espaço institucional de diálogo e de fortalecimento da profissão: a Frente Parlamentar da Advocacia da Câmara Municipal de Curitiba. A iniciativa foi instalada oficialmente nesta quarta-feira (24/9), durante sessão presidida pelo presidente do Legislativo Municipal, Tico Kuzma, no plenário da Casa.

“Este não é um passo simbólico, é uma conquista real que projeta a advocacia no centro das discussões legislativas de nossa cidade”, destacou o presidente da OAB Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira.

“Desejamos que esta Frente seja espaço de diálogo permanente, de construção de soluções e fortalecimento institucional. Que seja também instrumento para aproximar o Legislativo da advocacia e, por consequência, da própria cidadania. A advocacia está pronta para contribuir. E tenho convicção de que este é apenas o começo de uma trajetória fecunda em favor da cidade de Curitiba e de seus cidadãos”, afirmou Pereira.

Durante a solenidade foram assinados o documento de criação da frente e um termo de cooperação entre as instituições. O evento foi promovido com o apoio da Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB Paraná e reuniu lideranças como a conselheira federal e ex-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.

Referência estadual

A instalação da Frente Municipal segue movimento semelhante ocorrido na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que em agosto também criou sua Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia. Na ocasião, o documento de instalação e o termo de cooperação foram assinados pelo presidente da Alep, deputado Alexandre Curi, ao lado de Luiz Fernando Pereira (OAB-PR) e Maíra Fonseca (ESA-PR).

A atuação conjunta entre os parlamentos estadual e municipal com a OAB visa consolidar políticas públicas que garantam o exercício pleno da advocacia e o respeito às prerrogativas profissionais da categoria.